São Paulo se pronuncia após acusação de xenofobia de Damián Bobadilla

O São Paulo se manifestou, nesta quarta-feira (28/5), sobre o caso de xenofobia envolvendo o jogador Damián Bobadilla. O atleta é acusado de ofender o lateral Miguel Navarro, do Talleres. Em nota, o clube reiterou que se posiciona contra qualquer tipo de manifestação discriminatória, preconceituosa ou intolerante.

Leia também

O incidente ocorreu após o segundo gol do São Paulo, marcado por Luciano. Na ocasião Bobadilla, do Tricolor Paulista, teria chamado o adversário de “venezuelano morto de fome”. O Tricolor compartilhou o posicionamento através das redes.

Confira a nota do clube na íntegra:

“O São Paulo Futebol Clube, por meio desta nota oficial, reafirma seu compromisso com os princípios de respeito, igualdade e inclusão, pilares fundamentais que norteiam suas atividades esportivas e institucionais.

Em face dos acontecimentos ocorridos durante a partida contra o Club Atlético Talleres, válida pela CONMEBOL Libertadores, o Clube informa que está acompanhando atentamente a apuração dos fatos pelas autoridades competentes, colaborando integralmente com as investigações em curso.

O São Paulo FC reitera que repudia veementemente qualquer manifestação de discriminação, preconceito ou intolerância, seja ela de natureza racial, étnica, nacional ou de qualquer outra forma.

O Clube permanece à disposição das autoridades e das entidades esportivas para quaisquer esclarecimentos adicionais e reforça seu compromisso contínuo com a promoção de um ambiente esportivo pautado pelo respeito mútuo e pela dignidade humana.

Em relação ao nosso atleta Bobadilla, que, ao longo de sua carreira, não apresentou histórico de conduta disciplinar negativa – ao contrário, sempre pautou sua trajetória pelo profissionalismo – entendemos ser fundamental que o Clube ofereça suporte institucional. O Clube providenciará que ele seja devidamente orientado por meio de medidas educativas que serão conduzidas pela área de compliance.”

A Polícia Militar procurou Bobadilla nos vestiários do estádio do MorumBIS após o final da partda, mas o atleta já havia deixado o local. A ofensa fez o jogador da equipe argentina ameaçar deixar o gramado e cair no choro.

Confira:

Após o jogo Navarro fez um post no Instagram se manifestando sobre o ocorrido.

Imahem colorida do post de Miguel Navarro - MetrópolesNo Instagram, Navarro explicou a fala de Bobadilla

Entenda a acusação de xenofobia contra Bobadilla, do São Paulo:

  • São Paulo e Talleres se enfrentaram pela 6ª rodada da fase de grupos da Libertadores.
  • Após o segundo gol do Tricolor Paulista, marcado por Luciano aos 41 minutos do segundo tempo, uma confusão foi formada.
  • Este teria sido o momento em que Bobadilla chamou Navarro, do Talleres, de “venezuelano morto de fome”.
  • Após a suposta ofensa xenofóbica, o atleta do Talleres chorou e ameaçou deixar o gramado.
  • A Polícia Militar procurou Bobadilla nos vestiários do estádio do MorumBIS, mas o atleta já havia deixado o local.



Fonte: Metrópoles

Secretário do Tesouro dos EUA foi contra Trump sobre saída de Powell do Fed

O secretário do Tesouro, Scott Bessent, expôs reservadamente ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, as razões pelas quais ele acreditava que o republicano...

Após polêmica, Chris Martin avisa público antes de “kiss cam” em show

O vocalista do Coldplay, Chris Martin, fez questão de avisar com bastante antecedência aos espectadores que eles poderiam aparecer em seus telões durante a...

Secretário de Comércio dos EUA diz estar confiante em fechar acordo com UE

O secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, disse neste domingo (20) que está confiante de que os EUA conseguirão fechar um acordo...