Seleção do Vaticano: equipe junta padres, soldados e tem resultados ruins

Não foi só a paixão do Papa Francisco que ligou o Vaticano ao futebol. O menor país do mundo tem sim uma seleção e disputa jogos desde os anos 1980.

A Seleção Nacional de Futebol da Cidade do Vaticano tem como origem jogos promovidos ainda na década de 1960 com copas e ligas amadoras, porém é oficializada durante o pontificado de João Paulo II. O primeiro jogo considerado “oficial” da seleção foi em 1985 contra um grupo de jornalistas.

A ASD, ou Associação Esportiva Diletantística, é a responsável por organizar as atividades esportivas de membros da Santa Fé, seja do futebol ao atletismo.

A Seleção, porém, não é filiada à Fifa, portanto não pode disputar competições oficiais do futebol internacional. Enquanto isso não acontecer, não será possível ver o Vaticano tentando um título da Eurocopa, por exemplo.

Se o Conclave escolher um brasileiro, por exemplo, o papado teria Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre e torcedor do Internacional, ou o Arcebispo Metropolitano de São Paulo, Dom Odilo Scherer, apoiador do Athlético-PR.

Elenco com padres e soldados

Há diversos perfis de defensores da fé em campo. Entre os que defenderam o auribranco, há seminaristas e funcionários, incluindo membros da Guarda Suíça Pontifícia, a polícia responsável pela defesa do papa, uma espécie de exército local.

O primeiro grupo foi formado exclusivamente por homens, porém em 2018, criou-se o time feminino do Vaticano.

Aproveitamento

A Seleção Vaticana já disputou 31 amistosos e tem 8 vitórias, 10 empates e 13 derrotas. Um baixo aproveitamento de 36,5%.

Entre os adversários, o Vaticano jogou contra as seleções da Palestina, Mônaco e San Marino.

Treinador de Copa no Vaticano

Giovanni Trapattoni, por exemplo, foi treinador da Santa Sé em uma partida contra a polícia italiana em 2010.  Trapattoni foi treinador da Juventus e comandou a seleção da Itália na Eurocopa de 2004 e na Copa do Mundo de 2002.

 

Este conteúdo foi originalmente publicado em Seleção do Vaticano: equipe junta padres, soldados e tem resultados ruins no site CNN Brasil.

Nigéria confirma ataque contra alvos terroristas e cita cooperação com EUA

A Nigéria anunciou que trabalhou em conjunto com os Estados Unidos para atacar “alvos terroristas” no noroeste do país nesta quinta-feira (25), após o...

NBA: Warriors vencem Mavs no Natal em jogo marcado por nova lesão de Davis

O Golden State Warriors venceu o Dallas Mavericks por 126 a 116 nesta quinta-feira (25) em casa no terceiro jogo da rodada de Natal da...

Venezuela liberta presos políticos, incluindo adolescentes, diz ONG

Pelo menos 26 pessoas que estavam detidas na Venezuela, supostamente por motivos políticos, foram libertadas nesta quinta-feira (25), informou Alfredo Romero, diretor-presidente da organização...