Sem fim imediato da 6×1, Congresso poderia reduzir jornada, sugere ministro

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, afirmou que, dada a possibilidade remota de se acabar “imediatamente” com a escala 6×1 (seis dias de trabalho para um de descanso), o Congresso poderia aprovar uma redução da jornada para 40 horas semanais.

“Eu enxergo que seria plenamente possível o Congresso aprovar a redução da jornada de trabalho imediatamente para 40 horas semanais sem redução de salário e iniciar um processo maduro de debate na construção gradativa para acabar com 6×1”, afirmou Marinho, neste sábado (10).

Para o ministro do Trabalho, a escala 6×1 é uma “jornada cruel, especialmente para as mulheres”.

“Eu enxergo que é possível, plenamente possível (aprovar a redução da jornada) com um debate responsável, com tranquilidade, sem criar um susto para o empresariado. É preciso olhar isso sobre todos os aspectos”, acrescentou.

A declaração de Marinho ocorreu durante participação na Feira Nacional da Reforma Agrária, organizada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), em São Paulo.

Discussões

Nesta semana, a Câmara dos Deputados instalou uma subcomissão especial para debater uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa acabar com a escala 6×1.

A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP), autora da proposta, é quem vai presidir o colegiado.

Atualmente, a Constituição define que a duração da jornada de trabalho, por regra, não deve ultrapassar 44 horas semanais.

Pela proposta de Hilton, o limite passaria para 36 horas dentro de, até, quatro dias na semana.

O projeto pelo fim da escala 6×1 voltou à pauta do Congresso em meio às celebrações do Dia dos Trabalhadores, sobretudo após, em pronunciamento, o presidente Luiz Inácio Lula Silva (PT) se manifestar pela primeira vez sobre as discussões, endossando-as.

“Está na hora do Brasil dar esse passo, ouvindo todos os setores da sociedade, para permitir um equilíbrio entre a vida profissional e o bem-estar de trabalhadores e trabalhadoras”, afirmou.

* Com informações da Agência Brasil

Este conteúdo foi originalmente publicado em Sem fim imediato da 6×1, Congresso poderia reduzir jornada, sugere ministro no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Câncer de esôfago: entenda causa da morte de Pepe Mujica

O ex-presidente do Uruguai José Pepe Mujica morreu nesta terça-feira (13/5), aos 89 anos. Ele estava em cuidados paliativos após um ano de tratamento...

Mulher descobre câncer avançado após ignorar sintomas comuns por anos

Por anos, a norte-americana Heather Candrilli, 36 anos, sofreu com episódios de  inchaço e dores abdominais, mas dava pouca importância aos sintomas por acreditar...

Jogador passa por cirurgia após se chocar com trave. Assista ao lance

Taiwo Awoniyi, atacante nigeriano do Nottingham Forest, passou por uma cirurgia de emergência após se chocar com a trave no jogo contra o Leicester,...