O Skype foi descontinuado no dia 5 de maio de 2025, após mais de 20 anos oferecendo serviços de chamadas de voz e chat para milhões de pessoas ao redor do mundo. Apesar de ter marcado uma geração, muitos usuários talvez não sintam tanto a perda, já que existem diversas alternativas para substituir o aplicativo.
Há alguns anos, os usuários precisavam pagar para usar os recursos de chamadas de voz do Skype. Hoje, a maioria das alternativas oferece esse serviço gratuitamente, junto com chamadas de vídeo e conversas por chat.
Algumas dessas opções até oferecem versões pagas, mas esses recursos básicos são gratuitos. Confira abaixo cinco aplicativos para substituir o Skype:
Microsoft Teams
O Microsoft Teams é a opção mais óbvia da lista, por ser um app similar criado pela mesma empresa que gerenciava o Skype. Além de chamadas de voz e mensagens de texto, o Teams oferece planos pagos para empresas que desejam criar canais oficiais de comunicação com seus funcionários.

A versão gratuita oferece chamadas de vídeo, mensagens de texto, compartilhamento de arquivos e criação de grupos. Embora não seja tão usada no dia a dia, costuma ser uma boa opção para gerenciar atividades em equipe.
Prós:
- Transcrição de chamadas de áudio ou vídeo;
- Mensagens de chat ilimitadas;
- A versão paga não gera nenhum custo para assinantes do plano Microsoft 365;
Contras:
- Se você não é usuário do plano pago, ele não oferece integração com os outros apps do Microsoft 365;
- Na opção gratuita, as chamadas em grupo de até 100 participantes duram apenas 60 minutos, no máximo — e para até 1.000 pessoas na versão paga;
Google Meet
Além do Skype e do Microsoft Teams, um dos programas mais usados para chamadas de voz e vídeo é o Google Meet. A versão paga faz parte dos planos do Google Workspace e oferece recursos adicionais, voltados principalmente para empresas.

Prós:
- Integração simples com outros serviços da Google, como o YouTube;
- O recurso de subtítulos em tempo real pode ser traduzido para 65 idiomas;
- Recursos de cancelamento de ruídos para melhorar o áudio das reuniões;
- Convites simples que podem ser acessados facilmente por participantes.
Contras:
- Versão gratuita para grupos de até 100 também está limitada a chamadas de 60 minutos;
- Essa limitação de 60 minutos se aplica a qualquer chamada com mais de três pessoas;
- Conversas só podem ser gravadas e salvas no Google Drive com o Google Workspace.
Zoom
Apesar de ter sido fundado em 2011, o Zoom se destacou durante a pandemia como um dos aplicativos de videoconferência mais usados por empresas que buscavam soluções para reuniões online.

Além de contar com uma interface simples, sua versão gratuita oferece diversos recursos que facilitam a comunicação entre equipes.
Prós:
- Chamadas com ótima qualidade de vídeo e poucos travamentos e bugs;
- Plano gratuito que disponibiliza diversos recursos, como quadro para anotação, e-mail Zoom, calendários para agendar reuniões e mais;
- Na versão paga, os usuários podem utilizar uma inteligência artificial para auxiliar em diversas tarefas.
Contras:
- A versão gratuita permite até 100 participantes, como nas opções anteriores, mas com limite de 40 minutos por reunião;
- A criptografia de segurança deve ser ativada manualmente.
Slack
O Slack é muito utilizado por empresas e organizações que buscam oferecer múltiplas formas de comunicação com seus colaboradores. Apesar do chat e do sistema de gerenciamento de tarefas serem os recursos mais usados, a plataforma também permite chamadas de áudio e vídeo.
Para equipes menores, a versão gratuita costuma ser suficiente, mas apresenta limitações de armazenamento e de acesso ao histórico de mensagens.
Prós:
- Usuários podem criar canais para diferentes tópicos e facilmente alternar entre mensagens de texto, voz e vídeo;
- Armazenamento dedicado para arquivos compartilhados no Slack;
- Possibilidade de convidar pessoas de fora da sua organização para conversar por chat.
Contras:
- Reuniões em vídeo só podem ser realizadas em duas pessoas no plano gratuito e 50 na versão paga;
- Conversas em vídeo não são o foco do aplicativo.
Apesar de ser o aplicativo de mensagens mais popular do Brasil, o WhatsApp, da Meta, também oferece ótimos recursos de chamadas de vídeo — tanto para o uso pessoal quanto para empresas.

Inclusive, o WhatsApp uma das opções que mais se assemelham ao clássico Skype, com foco em mensagens de texto, áudio e vídeo. O app está disponível para smartphones Android e iOS, além de contar com versões para computadores Windows e Mac.
Prós:
- Segurança com criptografia de ponta a ponta;
- Um dos aplicativos mais populares do Brasil, amplamente usado pela maioria das pessoas;
- Chamadas de vídeo com duração ilimitada para até 32 participantes;
- Grupos de mensagens com até 1.024 membros.
Contras:
- A versão WhatsApp Web não permite chamadas de vídeo;
- Interface limitada e ausência de recursos avançados, como gravação de tela e compartilhamento de arquivos durante as chamadas.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Skype vai parar de funcionar; conheça 5 aplicativos para substituí-lo no site CNN Brasil.