SP: MP Eleitoral pede cassação de vereadores do PP por fraude em cota

O Ministério Público Eleitoral de São Paulo (MPE-SP) pediu a cassação de mandatos de vereadoras do Partido Progressistas (PP) no município de São Paulo, alegando que a sigla teria fraudado a cota de gêneros na eleição de 2024.

“Extrai-se dos autos que, para as Eleições Municipais Paulistanas em 2024, o Partido Progressistas lançou 37 candidaturas ao cargo de vereança, sendo 24 masculinas e 13 femininas. Porém, entre as candidaturas femininas, as candidatas Alzira Cândida de Souza, Doraci Pereira Chaves, Eliene Siqueira Ribeiro, Gilmara Vanzo Cristão e Renata Del Bianco Raiser obtiveram votações inexpressivas e não movimentaram recursos de campanha”, diz o documento, assinado pelo promotor de Justiça Eleitoral Cleber Rogério Masson.

Atualmente, a única vereadora em exercício pelo PP é Janaina Paschoal, que poderá ter o mandato cassado com base no pedido do MPE. Os outros eleitos pela sigla são Dr. Murilo Lima, Sargento Nantes e Major Palumbo.

No documento, o Ministério Público cita o caso a caso, alegando que o mais “emblemático” da fraude é o de Renata Del Bianco.

“Renata obteve apenas 121 votos, um número extremamente baixo e incompatível com o potencial que poderia alcançar, considerando seu expressivo número de seguidores nas redes sociais. Vale destacar que a candidata é apresentadora e atriz, e possui mais de 130.000 seguidores somente no Instagram”.

O promotor argumenta que se ela quisesse, de fato, concorrer ao pleito, teria utilizado o seu perfil como “vitrine”, mas que “não realizou efetivamente nenhuma propaganda eleitoral”.

De acordo com a legislação, em eleições para cargos de vereador, deputado estadual e deputado federal, pelo menos 30% das candidaturas efetivamente lançadas por u partido devem ser destinadas à mulheres.

A CNN entrou em contato com o Partido Progressistas e aguarda retorno.

Del Bianco, descrita como um caso “emblemático”, foi procurada, mas ainda não houve retorno. A CNN também busca contato com as demais candidatas citadas por Masson.

Este conteúdo foi originalmente publicado em SP: MP Eleitoral pede cassação de vereadores do PP por fraude em cota no site CNN Brasil.


Fonte: CNN

Perto de fazer história, Lucas Pinheiro se diz pronto para prova decisiva

Lucas Pinheiro Braathen se aproximou da sonhada medalha de ouro ao superar os adversários na primeira descida do slalom gigante masculino neste sábado (14),...

Após “traumas”, Santos traça perfil de contratação até o final da janela

O Santos decidiu que não pretende mais contratar “apostas” até o fim desta janela de transferências, em março. Após tentativas malsucedidas, a diretoria quer...

Venezuela liberta 17 presos políticos, afirma comitê

A Venezuela libertou 17 presos políticos neste sábado (14), informou o comitê de direitos humanos do movimento de oposição Vente Venezuela em uma publicação...
Sair da versão mobile