Os sucos naturais são fáceis de preparar e oferecem diversos benefícios ao organismo. O de beterraba com cenoura e laranja é considerado por nutricionistas como “uma bomba de saúde e energia”. Isso porque os três ingredientes são ricos em nutrientes com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.
“Esse suco é uma combinação interessante de alimentos ricos em antioxidantes, fibras solúveis, vitaminas e compostos bioativos. Ele pode contribuir para a melhora da imunidade, da saúde cardiovascular e ocular e até do desempenho físico”, afirma a nutricionista integrativa e farmacêutica Verônica Dias, do Instituto Nutrindo Ideais, de Niterói.
Três ingredientes poderosos
A beterraba é rica em em nitratos — que ajudam a melhorar a vasodilatação e a oxigenação dos tecidos —, folato, ferro e compostos bioativos como as betalaínas, que possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
A cenoura é uma fonte natural de betacaroteno — precursor da vitamina A —, que protege os olhos, a pele e fortalece o sistema imunológico. O vegetal também contém fibras e antioxidantes.
A laranja, por sua vez, é rica em vitamina C, um potente antioxidante que favorece a absorção do ferro da beterraba e é um estimulante natural da produção de colágeno. A fruta também contém fibras solúveis, como a pectina, e compostos bioativos, como os flavonoides (que têm ação anti-inflamatória e cardiovascular).
“A sinergia entre esses compostos presentes no suco potencializa a ação antioxidante, anti-inflamatória e protetora celular”, considera a nutricionista Verônica Dias.
Leia também
-
Chá anti-inflamatório diminui açúcar no sangue e acelera o metabolismo
-
Chá anti-inflamatório alivia irritações na pele e melhora cicatrização
-
Nutricionista lista os 13 principais alimentos anti-inflamatórios
-
Delicioso e nutritivo: saiba benefícios do suco de beterraba com limão
Benefícios do suco de beterraba com cenoura e laranja
Imunidade reforçada:
A nutricionista Thays Pomini, especialista em emagrecimento e estética, explica que a combinação da vitamina C da laranja, dos carotenoides da cenoura e dos compostos bioativos da beterraba oferece suporte significativo ao sistema imunológico.
“A vitamina C estimula a produção e função de leucócitos, enquanto os carotenoides e betalaínas atuam como antioxidantes, neutralizando radicais livres e reduzindo o estresse oxidativo celular. Estudos mostram que a adequada ingestão de vitamina C pode reduzir a duração e severidade de infecções do trato respiratório superior (que afetam nariz, garganta e seios da face)”, aponta Thays.
Melhora nos exercícios físicos:
O suco de beterraba tem sido estudado por seus efeitos na performance atlética. O efeito é atribuído ao aumento da biodisponibilidade de óxido nítrico, que melhora a eficiência mitocondrial e reduz o custo de oxigênio durante o exercício.
Por isso, o ideal é ingerir o suco cerca de duas a três horas antes do exercício físico. “É quando ocorre o pico do efeito vasodilatador dos nitratos da beterraba”, explica o nutrólogo Diego Torrico, que atende na Clínica Penchel, em Belo Horizonte. A estratégia pode melhorar a performance, especialmente em exercícios de resistência, como corrida, ciclismo e natação.
Intestino ativo
As fibras presentes nos três ingredientes contribuem para a saúde intestinal, promovendo o crescimento de bactérias benéficas para o organismo e auxiliando na regulação intestinal. “A pectina da laranja, em particular, atua como prebiótico e pode ajudar a modular a microbiota intestinal”, afirma Thays.
O suco de beterraba com cenoura e laranja pode ser consumido como pré-treino
Receita de suco de beterraba com cenoura e laranja
Ingredientes:
- 1 beterraba média;
- 3 laranjas médias;
- 1 cenoura.
Modo de preparo:
Lave os ingredientes. Corte a beterraba e a cenoura em pedaços pequenos e descasque as laranjas. No liquidificador, bata primeiro as laranjas e acrescente a beterraba e a cenoura. Coe com o auxílio de uma peneira e sirva. O suco deve ser consumido logo em seguida para garantir a qualidade dos nutrientes.
“É importante ressaltar que o suco deve ser consumido preferencialmente logo após o preparo, pois alguns nutrientes, como a vitamina C e compostos bioativos, são sensíveis à oxidação e degradação quando expostos ao ar e à luz”, explica Thays.
Não exagere
Os especialistas alertam que, mesmo natural, o suco deve ser consumido com moderação devido à concentração de açúcares. A recomendação geral é limitar o consumo a um copo (200-250ml) por dia.
“No caso de diabéticos, embora os alimentos sejam naturais, eles têm carboidratos e açúcares próprios, então o ideal é sempre consumir dentro de um plano alimentar orientado por nutricionista e acompanhamento pelo nutrólogo.
Além disso, pessoas com histórico de pedras nos rins de oxalato de cálcio precisam de cautela porque a beterraba é rica em oxalato, aponta Torrico. Quem sofre de pressão muito baixa (hipotensão) também deve consumir com moderação, justamente pela ação vasodilatadora do suco.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!
Fonte: Metrópoles