Altos níveis de açúcar no sangue podem causar danos ao organismo, levando ao desenvolvimento de problemas cardiovasculares e outras doenças. Para evitar a hipoglicemia de forma natural, o suco de tomate é uma ótima alternativa.
Rica em compostos anti-inflamatórios e antioxidantes, a bebida se destaca por ser uma aliada natural no controle da glicemia. Muito presente no tomate, o licopeno é um dos principais auxiliares no processo de redução do açúcar no sangue do consumidor.
Leia também
-
Estudo sugere que suco de tomate pode matar bactéria Salmonella
-
O que faz do tomate um aliado anticâncer? Conheça poderes do licopeno
-
Licopeno: conheça antioxidante que reduz risco de doenças crônicas
-
Composto do tomate e da melancia pode evitar ganho de peso, diz estudo
O carotenoide tem função poderosa e ajuda a diminuir a ação dos radicais livres, que enfraquecem as células saudáveis e deixam o corpo mais suscetível ao desenvolvimento de doenças. No caso da diabetes, o estresse oxidativo causado pelos radicais livres pode comprometer a resposta do organismo à insulina.
“O licopeno é um antioxidante natural, responsável pela cor vermelha de alguns alimentos, como o tomate. Ele neutraliza os radicais livres, protegendo as células do envelhecimento e reduzindo o risco de doenças crônicas”, explica o nutricionista Guilherme Rodrigues, do Grupo Mantevida, em Brasília.
O suco de tomate também auxilia na proteção contra doenças cardíacas e contribui para a saúde da pele e fortalecimento do sistema imunológico.
Saiba sinais que podem indicar que você tem diabetes
- Sensação de cansaço e irritabilidade.
- Visão turva
- Sede excessiva.
- Fome frequente.
- Boca seca.
- Doença periodontal.
- Feridas que demoram para cicatrizar.
- Formigamento nos pés e mãos.
- Perda de peso.
- Coceira ao redor do pênis ou vagina, ou episódios recorrentes de candidíase.
- Vontade excessiva de urinar.
- Coceira na pele.
- Manchas escuras na pele.
- Infecções frequentes.
Como o suco de tomate age para reduzir o açúcar no sangue
O suco de tomate é uma bebida nutritiva, sendo fonte também de vitaminas A e C, minerais e fibras. Na ação para diminuir o açúcar no sangue, além do licopeno, destacam-se também as fibras e o cromo. Apesar de agirem de forma diferente, as substâncias atuam juntas no controle e prevenção da diabetes.
O suco de tomate possui um sabor adocicado e refrescante
O cromo aumenta a sensibilidade das células à insulina, hormônio que controla a entrada de glicose nelas, fazendo com que os níveis de açúcar fiquem mais equilibrados no organismo. Já as fibras aumentam a sensação de saciedade, controlando o apetite, e retardam a absorção de carboidratos no intestino, controlando os picos de açúcar no sangue.
Estudos anteriores sugerem que o licopeno também pode melhorar a sensibilidade à insulina, reduzindo a resistência ao hormônio e diminuindo os níveis de glicose no sangue.
Todo mundo pode consumir?
Geralmente, o suco de tomate não possui muitas contraindicações, porém pessoas com doenças intestinais e outras sensibilidades, como refluxo gastroesofágico, gastrite e úlcera, devem tomar cuidado com a acidez da fruta.
“Pela composição, em certas quantidade, pode causar fermentação e sintomas que incluem intestino preso, dor e excessos de gases. Pessoas com intolerância ou sensibilidade à histamina também devem evitar a bebida”, explicou a nutricionista Talyta Machado, que atende em Brasília, em entrevista anterior ao Metrópoles.
Aprenda a fazer o suco de tomate
Ingredientes:
- 4 tomates;
- 1 xícara de chá de água;
- Suco de 1 limão (opcional);
- Manjericão a gosto (opcional);
- Pimenta da sua preferência (opcional).
Modo de preparo:
Lave os tomates, corte-os ao meio e tire os talos e sementes. Bata todos os ingredientes no liquidificador até formar uma mistura homogênea. Coe o líquido com uma peneira. Sirva em seguida.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!
Fonte: Metrópoles