Taxa de juros no empréstimo pessoal cai em maio; compare bancos

Escolher a melhor taxa de juros ao mês é fundamental ao contratar um empréstimo pessoal ou utilizar o cheque especial. Neste mês de maio, o Banco do Brasil apresentou as menores taxas de juros mensais, tanto no crédito individual quanto no uso do limite em conta, segundo a pesquisa de taxas de juros do Procon-SP.

O Núcleo de Pesquisas da Escola de Proteção e Defesa do Consumidor da Fundação Procon-SP analisou as taxas de juros do Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Safra e Santander no último dia 5 deste mês.

As informações se referem às taxas máximas prefixadas para pessoas físicas não preferenciais. Não foi considerado o canal de contratação. Para o cheque especial, foi considerado o prazo de trinta dias e, para o empréstimo pessoal, o contrato é de doze meses.

A taxa média do empréstimo pessoal dos bancos analisados foi de 8,12% ao mês, segundo o levantamento. O valor é 0,11 ponto percentual menor em comparação com os índices do mês de abril.

O Bradesco reduziu a taxa de 9,45% ao mês, em abril, para os atuais 8,57% ao mês. A redução é de 0,88 ponto percentual, o que indica uma variação de 9,31% para baixo.

Em sentido oposto, a Caixa Econômica Federal elevou a taxa do empréstimo pessoal de 6,6% ao mês, em abril, para 8,57% ao mês, em maio — um aumento de 1,97 ponto percentual, equivalente a uma alta de 29,85%.

Os demais bancos mantiveram as taxas entre os meses analisados.

A taxa média para o cheque especial praticada pelos bancos foi de 7,96% ao mês. De acordo com o Procon-SP, não houve alteração nas taxas em relação ao mês anterior.

O órgão de defesa do consumidor destaca que o Banco Central limitou, em 2019, a cobrança da taxa de juros do cheque especial para pessoas físicas em 8% ao mês.

“O consumidor deve evitar utilizar o limite do cheque especial, já que as taxas, mesmo com a limitação da cobrança em 8%, continuam muito elevadas. Caso necessite de um empréstimo, deve avaliar principalmente a taxa em função do prazo do contrato, que pode variar significativamente de uma modalidade para outra, bem como entre as instituições financeiras”, escreveu o Procon-SP.

Demonstrativo das Taxas de Juros praticadas em maio de 2025

                                                   Bancos Empréstimo Pessoal (ao mês) Cheque Especial (ao mês)

  • Banco do Brasil                                    6,58%                                             7,74%
  • Bradesco                                               8,57%                                             8,00%
  • Caixa Econômica Federal                    6,86%                                             8,00%
  • Itaú                                                         9,49%                                             8,00%
  • Safra                                                      7,25%                                              8,00%
  • Santander                                              9,99%                                             8,00%

8 em cada 10 pessoas consideram usar IA para decisões financeiras

Este conteúdo foi originalmente publicado em Taxa de juros no empréstimo pessoal cai em maio; compare bancos no site CNN Brasil.

Feminicídios em Pernambuco: 2025 já supera 2024 antes do fim do ano

Pernambuco registrou, até o fim de novembro, 82 casos de feminicídio, número superior ao total de 2024, quando 76 mulheres foram mortas em razão...

Fed divergiu sobre esperar mais dados para cortar juros, diz Goolsbee

O presidente do Federal Reserve de Chicago, Austan Goolsbee, disse nesta sexta-feira (12) que não concordou com o recente corte de 0,25 ponto na taxa...

Justiça condena “bruxo” que matou namorada com espada e queimou corpo no RS

A Justiça do Rio Grande do Sul condenou, na madrugada desta sexta-feira (12), André Avila Fonseca pelo assassinato de Laila Vitória Rocha de Oliveira,...