TikToker viraliza com método radical de cuidados com a pele; entenda os riscos

Com mais de 11 milhões de seguidores no TikTok, Tia Zahker viralizou ao revelar seu método inusitado para cuidar da pele: ela decidiu parar de usar produtos e até mesmo de lavar o rosto, e claro, a mudança chamou a atenção dos seguidores. O portal LeoDias foi atrás de um especialista para entender os riscos dessa prática e o que pode ter acontecido com a pele de Tia.

Com vídeos que mostram sua rotina e trabalho, a TikToker estrangeira compartilhou sua jornada e revelou que, antes, era adepta de esfoliantes e outros produtos de cuidado, mas decidiu abandonar tudo para tentar restaurar a pele: “Depois de 8 anos cutucando e esfoliando demais, estou curando a barreira da minha pele fazendo a única coisa que nunca tentei antes… absolutamente nada”.

Veja as fotos

Foto/TikTok
TikToker viraliza com método radical de cuidados com a peleFoto/TikTok
Foto/TikTok
TikToker viraliza com método radical de cuidados com a peleFoto/TikTok
Foto/TikTok
TikToker viraliza com método radical de cuidados com a peleFoto/TikTok

Com o passar dos vídeos, a pele de Tia começou a apresentar uma descamação, o que gerou preocupação entre seus seguidores. Nos comentários, muitos alertaram sobre o risco de infecção fúngica e a importância de hábitos simples, como lavar o rosto. Em resposta, a TikToker afirmou que decidiu voltar a usar água, mas garantiu que não há nada de errado com seu método.

Para a dermatologista Tatiane Batista Almeida, a prática é arriscada. Segundo ela, lavar o rosto é um dos passos mais importantes: “Higienizar a pele é uma das rotinas diárias mais importantes que devemos ter para manter a saúde da pele. Quando não seguimos essa rotina, acumulamos mais sujeira, oleosidade e poluição, além de aumentarmos o risco de infecções, dermatites, cravos e espinhas”.

Tatiane ainda destaca sinais de alerta que podem indicar que o problema vai além de uma simples sensibilidade ou ressecamento: “Alguns sintomas indicam que a pele está passando por um processo inflamatório ou infeccioso, e precisam de atenção: como vermelhidão e coceira persistente, descamação grosseira e até mesmo lesões com pus e crostas que não cicatrizam”, afirmou.

Na sequência, Almeida afirma que existem algumas condições dermatológicas específicas em que é necessário ajustar a frequência da lavagem do rosto: “Mas parar completamente de lavar o rosto nunca é recomendado, ainda mais se tratando de uma pele mais sensível ou com doenças crônicas”. Ela também alerta sobre a importância de evitar “modismos” no cuidado com a pele.

“Adotar práticas dermatológicas com base apenas em influenciadores pode ser prejudicial à saúde da pele, principalmente porque cada pele tem características únicas, e o que funciona para uma pessoa pode ser totalmente inadequado para outra. Os cuidados com a pele precisam ser individualizados, seguros e sempre acompanhado por um dermatologista, não em modismos”, finaliza a profissional.



Fonte: Portal LEODIAS

O que fazer antes do segundo dia do Enem 2025: estudar ou relaxar?

Cerca de 4 milhões de estudantes fizeram 90 questões de linguagens e ciências humanas no domingo (9). Os candidatos ainda escreveram uma redação com...

Trump parece cochilar durante anúncio na Casa Branca e gera polêmica

Imagens do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aparentemente fechando os olhos durante um anúncio no Salão Oval, na semana passada, viralizaram nas redes...

Bolsas da Europa sobem mais de 1% com possível fim de shutdown nos EUA

As bolsas europeias operam em alta de mais de 1% na manhã desta segunda-feira (10), embaladas por um clima de otimismo nos mercados globais,...