Traficantes foragidos na Rocinha ordenaram mais de mil mortes no CE, diz MP

As investigações do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) mostram que traficantes, alvos de mandados de prisão e busca e apreensão neste sábado (31) na comunidade da Rocinha, estão envolvidos em mais de mil mortes ordenadas do Rio e cometidas no Ceará.

“Há indícios de que mais de mil homicídios tenham sido ordenados do Rio para aquele estado (CE) ao longo dos últimos dois anos. Todo o trabalho está sendo monitorado em tempo real”, disse o procurador-geral de Justiça, Antonio José Campos Moreira.

Neste sábado, forças de segurança do Rio e do Ceará com o apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ) realizam uma operação na favela da Rocinha, no bairro de São Conrado, zona sul da capital, para desarticular uma aliança criminosa que, a partir do território fluminense, tem comandado a criminalidade no estado nordestino.

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO/MPCE), identificou que integrantes da facção criminosa Comando Vermelho do Ceará estão escondidos na Rocinha. Ao todo, foram expedidos 29 mandados de prisão e 14 de busca e apreensão, incluindo
o sequestro de bens dos investigados.

De acordo com o Ministério Público, mesmo à distância, os investigados continuavam coordenando remotamente práticas criminosas, como tráfico de drogas e execuções no estado nordestino.

Durante o planejamento da operação deste sábado, os setores de inteligência do MPRJ e da Polícia Militar detectaram a presença de homens fortemente armados — com cerca de 70 fuzis — na localidade que teria sido arrendada pelos alvos dos mandados.

A polícia ainda não divulgou o balanço de prisões realizadas durante a ação. Até o momento, armas foram apreendidas, incluindo, quatro fuzis.

O clima é tenso na comunidade que é a maior e mais populosa do país, segundo o IBGE. A Rocinha também é conhecida por ser reduto do Comando Vermelho no Estado.

Na madrugada, houve registros de tiroteios na região com um policial baleado no pescoço. Ele não corre risco de morte.

Trump congela recursos da Universidade da Califórnia por “antissemitismo”

O governo Trump congelou US$ 584 milhões em financiamento federal para a Universidade da Califórnia (UCLA), em Los Angeles, nesta quarta-feira (7), após o governo repreender a universidade pelos protestos...

Vasco: após ameaça de sequestro, presidente Pedrinho circula com segurança

Na partida de volta das oitavas de final da Copa do Brasil, o Vasco derrotou o CSA por 3 a 1, nesta quinta-feira (7),...

Colômbia ameaça Peru com litígio por território na fronteira com o Brasil

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, disse nesta quinta-feira (7) que denunciará o Peru em tribunais internacionais se os países não chegarem a um...