Ícone do site O SERINGAL

Trama golpista: STF torna réus 31 denunciados; 2 denúncias foram rejeitadas

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu, na terça-feira (20), a análise das denúncias contra 33 das 34 pessoas denunciadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) no inquérito que apura tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

Os 34 denunciados foram divididos pela PGR em quatro núcleos distintos, analisados separadamente pelo Supremo. Ao todo, a Corte tornou réus 31 pessoas e rejeitou denúncia contra outras duas: Cleverson Ney, coronel da reserva do Exército e ex-oficial do Comando de Operações Terrestres, e Nilton Diniz Rodrigues, general do Exército.

Por sua vez, o jornalista Paulo Figueiredo, que vive nos Estados Unidos, não chegou a ser notificado sobre a denúncia pessoalmente, mas sim por um edital. Até o momento, o denunciado não apresentou defesa. Segundo o STF, não há previsão para este julgamento acontecer.

Quem são os réus?

Núcleo 1

Núcleo 2

Núcleo 3

Núcleo 4

Com o acatamento das denúncias, é instaurada ação penal. A primeira etapa desse processo é ouvir as testemunhas de acusação e de defesa. Nesta semana, o STF realizou a primeira dessas audiências, com testemunhas de acusação do “núcleo 1”.

Depois, abre-se um prazo para que os advogados se manifestem e, ao final, marca-se a sessão que decidirá pela absolvição ou condenação dos réus.

*Com informações da Agência Brasil

Este conteúdo foi originalmente publicado em Trama golpista: STF torna réus 31 denunciados; 2 denúncias foram rejeitadas no site CNN Brasil.

Sair da versão mobile