Trump diz que Tesla e outras montadoras precisam fabricar nos EUA

As montadoras norte-americanas, incluindo a Tesla, precisam construir veículos inteiros, incluindo todas as suas peças, nos Estados Unidos, em vez de fabricar peças no exterior, disse o presidente Donald Trump nesta sexta-feira.

Os comentários de Trump, em uma coletiva de imprensa que marcou o último dia oficial do CEO da Tesla, Elon Musk, na Casa Branca como conselheiro, foram em resposta a uma pergunta sobre as tarifas que prejudicam empresas como a Tesla, que importam autopeças de outros países.

“Ele vai acabar construindo todo o seu carro aqui. Praticamente ele faz isso”, disse Trump referindo-se a Musk. “Todas as montadoras também fabricarão suas peças aqui.”

“Costumava me incomodar o fato de eles fabricarem uma peça no Canadá, uma peça no México, uma peça na Europa e enviarem para todos os lugares, e ninguém sabia o que diabos estava acontecendo”, disse Trump. “Mas no próximo ano, eles terão que construir tudo nos Estados Unidos. É isso que queremos.”

O governo Trump impôs este ano uma tarifa de 25% sobre veículos e autopeças importados que, segundo a indústria automotiva, afetará as cadeias de suprimentos e aumentará os preços dos carros.

Embora muitas montadoras norte-americanas importem veículos fabricados fora dos Estados Unidos, a Tesla constrói seus veículos elétricos no país. Muitas de suas peças essenciais, no entanto, são importadas.

A Tesla não respondeu de imediato a um pedido de comentário.

Existe um problema estrutural na economia do mundo, diz professor

Emgepron: Déficit primário de R$ 17,7 bi em 2026 reflete investimentos

A Emgepron (Empresa Gerencial de Projetos Navais) afirma, por meio de nota, que o déficit primário de R$ 17,797 bilhões previsto para 2026 –...

Anitta reage a pedidos para subir no trio: “É um caminhão, não uma casa”

Anitta mandou um recado em tom de deboche para quem fica pedindo para subir em seu trio elétrico, que passa pelo circuito Dodô (Barra-Ondina),...

Ataques russos deixam nove mortos, incluindo três irmãos, diz Ucrânia

*]:pointer-events-auto supports-: scroll-mt-" dir="auto" tabindex="-1" data-turn-id="request-WEB:27cea810-ef29-4631-9ef1-7136751468f0-0" data-testid="conversation-turn-2" data-scroll-anchor="true" data-turn="assistant"> Ataques russos mataram nove pessoas, incluindo três irmãos, no leste e no sul da Ucrânia...
Sair da versão mobile