Um dia antes do Copom, mercado reduz projeção para taxa Selic de 2025

Analistas do mercado financeiro reduziram, após 16 semanas, a projeção para a taxa básica de juros (a Selic) para o fim deste ano. A estimativa passou de 15% ao ano para 14,75% ao ano, segundo dados do relatório Focus, divulgado nesta segunda-feira (5/5) pelo Banco Central.

A divulgação ocorre um dia antes do início da deliberação do Comitê de Política Monetária (Copom) a respeito da próxima taxa Selic, que ficará vigente pelos próximos 45 dias. A reunião do colegiado está prevista para terça-feira (6/5) e quarta-feira (7/5). Neste último dia, a decisão é anunciada pelo BC.

A taxa Selic é o principal instrumento usado pelo Banco Central para controlar o avanço da inflação. Ao aumentar os juros, a consequência esperada é a redução do consumo e dos investimentos no país. Dessa forma, o crédito fica mais caro e a atividade econômica tende a desaquecer, provocando queda de preços para consumidores e produtores.

Atualmente, a taxa Selic é de 14,25% ao ano — essa foi a quinta elevação consecutiva no ciclo de aperto monetário (ou seja, aumento dos juros), que começou em setembro do ano passado. Na ata da última reunião do Copom, o colegiado indicou que o ciclo “não está encerrado”, mas frisou que o próximo aumento “seria de menor magnitude”.

Enquanto a inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), acumula alta de 5,48%. Nesse ritmo e patamar, o IPCA caminha para mais um ano em que a meta será descumprida, pois o teto deste ano é de 4,50%.

Em declaração antes do silêncio pré-Copom, o presidente do BC, Gabriel Galípolo disse que a diretoria do BC optará por “colocar a taxa de juros no patamar que for restritivo o suficiente, e pelo período que for necessário, para atingir a meta”.

Além disso, confirmou a validade do “guidance” — orientação sobre a política monetária futura, no jargão do mercado financeiro — indicado na reunião de 18 e 19 de março, de manutenção do ciclo de aumento dos juros.


O que é o relatório Focus

  • O Relatório de Mercado Focus resume as estatísticas calculadas considerando as expectativas de mercado financeiro coletadas até a sexta-feira imediatamente anterior à divulgação do documento.
  • As projeções são frutos da análise de mais de 100 especialistas do mercado financeiro, consultados semanalmente no levantamento do BC.
  • O Focus é tradicionalmente divulgado toda segunda-feira.
  • O relatório traz a evolução gráfica e o comportamento semanal das projeções para índices de preços, atividade econômica, câmbio (dólar), taxa Selic, entre outros indicadores.
  • As projeções são do mercado, não do Banco Central. A autoridade monetária só reúne os dados.

Para a reunião de maio, o mercado aposta em uma elevação de 0,50 ponto percentual, com a Selic indo a 14,75% ao ano. Embora não haja uma indicação clara do BC, acredita-se que não haverá um acréscimo de 1 ponto.

Mesmo com a redução da estimativa da Selic deste ano, os analistas não fizeram mudanças nas projeções da taxa de juros para os três anos seguintes. As previsões para os demais anos seguem inalteradas, confira abaixo:

  • Para 2026, os analistas projetam uma Selic de 12,50% ao ano.
  • Para 2027, a previsão da taxa de juros é de 10,50% ao ano.
  • Para 2028, a estimativa continua em 10% ao ano.

A partir desses dados, os analistas indicam estar descrentes com a possibilidade da Selic ficar abaixo de dois dígitos até o fim do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 2026, e sequer do mandato de Gabriel Galípolo à frente do BC, que termina em 2028.

Imagem colorida das datas das reuniões e atas do Copom em 2025 - Metrópoles



Fonte: Metrópoles

Miguelito, jogador do América-MG, é preso por injúria racial contra Allano, do Operário-PR

Durante a partida entre América-MG e Operário-PR pela sexta rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, o meio-campista Miguelito, do time mineiro, foi preso...

Ex-BBB Larissa sofre acidente em casa: ‘Levei 14 pontos’

A ex-BBB Larissa Santos, que participou do BBB 23, revelou aos 2,7 milhões de seguidores que sofreu um acidente em casa. Ela foi tomar...

CBF admite convocação sem técnico, mas promete definição até semana que vem

Com o prazo da FIFA para a convocação da Seleção Brasileira se aproximando, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) trabalha com duas frentes: concluir...