A Liga Europa terá uma final inglesa. O Tottenham e o Manchester United estão confirmados na final do torneio continental, após aplicarem goleadas nos adversários da semifinal. Os dois se encontrarão no dia 21 deste mês, no estádio San Mamés, em Bilbao, na Espanha, às 16h (de Brasília) para disputar a taça.
Nas duas semifinais agregadas, os dois eliminados marcaram um gol enquanto o que não faltou para os finalistas foi redes balançando.
O Athletic de Bilbao teve a chance de disputar a final em casa, mas o United travou esse sonho ainda na partida de ida. Os Reds bateram o time espanhol por 3 x 0, em Bilbao, e não satisfeitos receberam os adversário na Inglaterra com um 4 x 1, nesta quinta-feira (8/5).
Os Spurs entraram em campo no mesmo horário contra o Bodo/Glimt. Mesmo como visitantes, conquistaram o placar de 2 x 0, na Noruega. Apesar de ter criado uma vantagem boa, não era necessária, pois o Tottenham já havia garantido uma vitória por 3 x 1, em Londres, na semana anterior.
Um dos destaques da rodada foi Dominic Solanke. O centroavante dos Spurs completou 100 gols na carreira com o segundo da partida contra o Bodo/Glimt.
Últimas experiências
Os finalistas, além de compatriotas, compartilham outra similiaridade. O último título que ambos venceram foi a Copa da Liga Inglesa, mas com um grande intervalo entre um e outro. Enquanto os Reds levantaram a taça do torneio nacional há pouco menos de dois anos, em 2023, o Tottenham está desde 2008 sem vencer uma final de relevância.
Contudo, na Liga Europa, o time da capital inglesa é superior em número de títulos ao United. O Tottenham venceu duas das três finais que disputou, sendo a última vez em que isso ocorreu em 1984, na vitória sob os Anderlecht nos pênaltis.
Já o time de Manchester chegou em duas disputas finais do torneio continental, a primeira em 2017, em que bateu o Ajax e a segunda em 2021, quando foi derrotado pelo Villareal.
Fonte: Metrópoles