Veja a mensagem de Gladson Cameli na abertura da Força Tarefa dos Governadores pelo Clima

BOM DIA A TODOS

GOSTARIA DE INICIAR ESTA MENSAGEM DE ABERTURA DA ASSEMBLEIA GERAL DA 15ª REUNIÃO ANUAL DO GCF – FORÇA-TAREFA DOS GOVERNADORES PELO CLIMA E FLORESTAS EXPRESSANDO MINHA IMENSA ALEGRIA E HONRA EM RECEBÊ-LOS EM RIO BRANCO, DANDO-LHES AS BOAS-VINDAS EM NOSSA TERRA, O ACRE, QUE PULSA NO CORAÇÃO DA AMAZÔNIA, ABRIGANDO UM DOS MAIORES ECOSSISTEMAS DO PLANETA, E AQUI GERANDO VIDA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL E HUMANA.

MAS, ANTES DE ENTRARMOS NA TEMÁTICA DESTE IMPORTANTE ENCONTRO, QUERO DESTACAR QUE AS SENHORAS E SENHORES QUE NOS VISITAM TERÃO A OPORTUNIDADE DE NESSES CINCO DIAS COMPARTILHAR EXPERIÊNCIAS INTENSAS E VALOROSAS COM NOSSOS POVOS TRADICIONAIS E AS COMUNIDADE QUE AQUI NASCERAM E AS QUE ESCOLHERAM FAZER DAS NOSSAS FLORESTAS O SEU LAR.

O ACRE É UM ESTADO SITUADO NA AMAZÔNIA SUL-OCIDENTAL, COM 85% DA SUA FLORESTA PRESERVADA. EVOCANDO O CONHECIMENTO E OS VALORES DOS NOSSOS ANCESTRAIS ATRAVÉS DE UMA LIGAÇÃO MÚTUA ENTRE O MEIO AMBIENTE E O SER HUMANO. NOSSAS RAÍZES INDÍGENAS, AFRICANAS E EUROPEIAS FORMARAM EM NOSSO POVO A IDENTIDADE DE HOMENS E MULHERES QUE CONECTAM PASSADO, PRESENTE E FUTURO NUMA RELAÇÃO DE HARMONIA COM A NATUREZA E NOSSAS DIVERSIDADES AMBIENTAIS, CULTURAIS E SOCIAIS.

ESTE MOMENTO SIGNIFICA MUITO PARA TODOS NÓS, E A TEMÁTICA QUE NORTEIA ESSA REUNIÃO INTITULADA “NOVA ECONOMIA FLORESTAL: CONECTANDO GOVERNOS, POVOS E OPORTUNIDADES”, NOS TRAZ ABSOLUTA CONSCIÊNCIA DE QUE A UNIÃO E AS AÇÕES COORDENADAS ENTRE OS MEMBROS DO GCF NOS FORTALECERÁ PARA O ENFRENTAMENTO DOS DESAFIOS CLIMÁTICOS UMA VEZ QUE SOMOS UM DOS ESTADOS MEMBROS FUNDADORES DA FORÇA TAREFA DOS GOVERNADORES PARA O CLIMA.

SOMOS 43 ESTADOS MEMBROS E PROVÍNCIAS DE 11 PAÍSES QUE COBREM MAIS DE UM TERÇO DAS FLORESTAS TROPICAIS DO MUNDO, E UNIDOS PELA NOSSA POLÍTICA DE GOVERNANÇA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E ESTRATÉGIAS PARA REDUÇÃO DE DESMATAMENTO E CONTENÇÃO AOS IMPACTOS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS NA AMAZÔNIA, BUSCAMOS PLANEJAR E EXECUTAR PROPOSTAS DE FINANCIAMENTO DE UMA NOVA ECONOMIA VERDE, ATRAVÉS DE PROJETOS INOVADORES QUE GARANTAM A PRESERVAÇÃO DA FLORESTA.

APROVEITO A OPORTUNIDADE PARA DAR AS BOAS-VINDAS E RESSALTAR QUE DURANTE ESTA REUNIÃO VOTAREMOS A EFETIVIDADE DE ORELLANA, PROVÍNCIA DO EQUADOR, E BENI, DEPARTAMENTO DA BOLÍVIA, PARA PASSAREM A SEREM MEMBROS EFETIVOS DA FORÇA-TAREFA E VOTAREMOS, AINDA, A INCLUSÃO DE MAIS SETE ESTADOS PARA SE TORNAREM MEMBROS OBSERVADORES DO GCF.

DESDE ONTEM, INICIAMOS AS REUNIÕES TÉCNICAS COM MEMBROS DO COMITÊ DE POVOS INDÍGENAS E COMUNIDADES LOCAIS, ALÉM DO COMITÊ EXECUTIVO DO GCF. NESSE PERÍODO TODOS NÓS, E PRINCIPALMENTE ÀQUELES A QUEM TEMOS A SATISFAÇÃO DE SERMOS SEUS ANFITRIÕES, CONHECERÃO AS NOSSAS EXPERIÊNCIAS COM RESTAURAÇÃO FLORESTAL ATRAVÉS DE VISITAS TÉCNICAS DE CAMPO E VÁRIOS DEBATES, ONDE SERÁ POSSÍVEL DISCUTIRMOS A CONSOLIDAÇÃO DE UMA BIOECONOMIA PRÓSPERA, GOVERNANÇA E A PROJEÇÃO DOS GOVERNOS SUBNACIONAIS DENTRO DA NOVA ECONOMIA FLORESTAL.

E, EU COMO PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA 2025 DO GCF, COLOCO-ME À DISPOSIÇÃO, JUNTAMENTE COM MINHA EQUIPE PARA FORTALECERMOS NOSSAS RELAÇÕES, TROCANDO E SOMANDO NOSSAS PRÁTICAS AMBIENTAIS E SOCIAIS COM TODAS AS SENHORAS E SENHORES.

ASSIM COMO TODO BRASIL, ESPECIALMENTE A AMAZÔNIA, O ESTADO DO ACRE SE PREPARA PARA A COP 30, EM BELÉM, REAFIRMANDO NOSSA POSIÇÃO COMO REFERÊNCIA GLOBAL EM POLÍTICAS AMBIENTAIS E MUDANÇAS CLIMÁTICAS.

TEMOS GRANDES EXPECTATIVAS QUANTO A REALIZAÇÃO DESSE EVENTO GLOBAL, QUE ACONTECERÁ EM NOVEMBRO DESTE ANO, NO ESTADO DO PARÁ, AQUI NO BRASIL, POSSIBILITANDO AINDA MAIS UNIÃO E MOBILIZAÇÃO DAS AUTORIDADES BRASILEIRAS E INTERNACIONAIS, E ASSIM A GERAÇÃO DE CRÉDITOS DE ALTA INTEGRIDADE PARA NEGOCIAÇÕES QUE REAFIRMARÃO A RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DOS GOVERNOS SUBNACIONAIS QUE INTEGRAM O GCF, SUPERANDO ASSIM AS BARREIRAS DO FINANCIAMENTO CLIMÁTICO.
SEI QUE ESSES SERÃO DIAS EM QUE ESTAREMOS DIALOGANDO INTENSAMENTE SOBRE TODAS AS QUESTÕES QUE PERMEIAM A ATUAÇÃO DO GCF, POIS TODOS NÓS QUE AQUI ESTAMOS, AUTORIDADES GOVERNAMENTAIS, SECRETÁRIOS DE ESTADO, AUTORIDADES INTERNACIONAIS, ESPECIALISTAS, PESQUISADORES E DOADORES ENGAJADOS NA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL E NO ENFRENTAMENTO ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS, PRECISAMOS REAFIRMAR O COMPROMISSO DE PERMANECERMOS ATUANDO DE MANEIRA CORAJOSA E CONTÍNUA NA DISCUSSÃO DE ESTRATÉGIAS E DE COMBATE AO DESMATAMENTO E A ECONOMIA DE BAIXO CARBONO.

MAIS UMA VEZ, TEREMOS A OPORTUNIDADE DE AMPLIAR NOSSA COLABORAÇÃO POR UMA AMAZÔNIA, UM BRASIL E UM MUNDO MELHOR PARA TODAS AS GERAÇÕES QUE AQUI ESTÃO E AS QUE VIRÃO.

DESEJO A TODOS UMA EXCELENTE E PRODUTIVA REUNIÃO E QUE DEUS NOS ABENÇOE E NOS PROTEJA!

MUITO OBRIGADO!

Conheça Claudio Tapia, substituto de Ednaldo Rodrigues no Conselho da Fifa

Ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues também foi destituído do cargo no conselho da Fifa. Para o seu lugar, a Conmebol...

Conheça o Smart: inovação inteligente no controle da glicemia

https://www.cnnbrasil.com.br/wp-content/uploads/sites/12/2025/05/CNN_MEDLEVENSOHN_V2_638978.mp4 Uma doença crônica, silenciosa, que já se tornou um problema de saúde pública em todo o mundo, o diabetes mellitus afeta cerca de 17...

No Rio, servidores da área cultural fazem protesto em meio à agenda de Lula

Servidores ligados ao Ministério da Cultura realizam, nesta terça-feira (20), um protesto em meio à agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)...