Veja a mensagem de Gladson Cameli na abertura da Força Tarefa dos Governadores pelo Clima

BOM DIA A TODOS

GOSTARIA DE INICIAR ESTA MENSAGEM DE ABERTURA DA ASSEMBLEIA GERAL DA 15ª REUNIÃO ANUAL DO GCF – FORÇA-TAREFA DOS GOVERNADORES PELO CLIMA E FLORESTAS EXPRESSANDO MINHA IMENSA ALEGRIA E HONRA EM RECEBÊ-LOS EM RIO BRANCO, DANDO-LHES AS BOAS-VINDAS EM NOSSA TERRA, O ACRE, QUE PULSA NO CORAÇÃO DA AMAZÔNIA, ABRIGANDO UM DOS MAIORES ECOSSISTEMAS DO PLANETA, E AQUI GERANDO VIDA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL E HUMANA.

MAS, ANTES DE ENTRARMOS NA TEMÁTICA DESTE IMPORTANTE ENCONTRO, QUERO DESTACAR QUE AS SENHORAS E SENHORES QUE NOS VISITAM TERÃO A OPORTUNIDADE DE NESSES CINCO DIAS COMPARTILHAR EXPERIÊNCIAS INTENSAS E VALOROSAS COM NOSSOS POVOS TRADICIONAIS E AS COMUNIDADE QUE AQUI NASCERAM E AS QUE ESCOLHERAM FAZER DAS NOSSAS FLORESTAS O SEU LAR.

O ACRE É UM ESTADO SITUADO NA AMAZÔNIA SUL-OCIDENTAL, COM 85% DA SUA FLORESTA PRESERVADA. EVOCANDO O CONHECIMENTO E OS VALORES DOS NOSSOS ANCESTRAIS ATRAVÉS DE UMA LIGAÇÃO MÚTUA ENTRE O MEIO AMBIENTE E O SER HUMANO. NOSSAS RAÍZES INDÍGENAS, AFRICANAS E EUROPEIAS FORMARAM EM NOSSO POVO A IDENTIDADE DE HOMENS E MULHERES QUE CONECTAM PASSADO, PRESENTE E FUTURO NUMA RELAÇÃO DE HARMONIA COM A NATUREZA E NOSSAS DIVERSIDADES AMBIENTAIS, CULTURAIS E SOCIAIS.

ESTE MOMENTO SIGNIFICA MUITO PARA TODOS NÓS, E A TEMÁTICA QUE NORTEIA ESSA REUNIÃO INTITULADA “NOVA ECONOMIA FLORESTAL: CONECTANDO GOVERNOS, POVOS E OPORTUNIDADES”, NOS TRAZ ABSOLUTA CONSCIÊNCIA DE QUE A UNIÃO E AS AÇÕES COORDENADAS ENTRE OS MEMBROS DO GCF NOS FORTALECERÁ PARA O ENFRENTAMENTO DOS DESAFIOS CLIMÁTICOS UMA VEZ QUE SOMOS UM DOS ESTADOS MEMBROS FUNDADORES DA FORÇA TAREFA DOS GOVERNADORES PARA O CLIMA.

SOMOS 43 ESTADOS MEMBROS E PROVÍNCIAS DE 11 PAÍSES QUE COBREM MAIS DE UM TERÇO DAS FLORESTAS TROPICAIS DO MUNDO, E UNIDOS PELA NOSSA POLÍTICA DE GOVERNANÇA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E ESTRATÉGIAS PARA REDUÇÃO DE DESMATAMENTO E CONTENÇÃO AOS IMPACTOS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS NA AMAZÔNIA, BUSCAMOS PLANEJAR E EXECUTAR PROPOSTAS DE FINANCIAMENTO DE UMA NOVA ECONOMIA VERDE, ATRAVÉS DE PROJETOS INOVADORES QUE GARANTAM A PRESERVAÇÃO DA FLORESTA.

APROVEITO A OPORTUNIDADE PARA DAR AS BOAS-VINDAS E RESSALTAR QUE DURANTE ESTA REUNIÃO VOTAREMOS A EFETIVIDADE DE ORELLANA, PROVÍNCIA DO EQUADOR, E BENI, DEPARTAMENTO DA BOLÍVIA, PARA PASSAREM A SEREM MEMBROS EFETIVOS DA FORÇA-TAREFA E VOTAREMOS, AINDA, A INCLUSÃO DE MAIS SETE ESTADOS PARA SE TORNAREM MEMBROS OBSERVADORES DO GCF.

DESDE ONTEM, INICIAMOS AS REUNIÕES TÉCNICAS COM MEMBROS DO COMITÊ DE POVOS INDÍGENAS E COMUNIDADES LOCAIS, ALÉM DO COMITÊ EXECUTIVO DO GCF. NESSE PERÍODO TODOS NÓS, E PRINCIPALMENTE ÀQUELES A QUEM TEMOS A SATISFAÇÃO DE SERMOS SEUS ANFITRIÕES, CONHECERÃO AS NOSSAS EXPERIÊNCIAS COM RESTAURAÇÃO FLORESTAL ATRAVÉS DE VISITAS TÉCNICAS DE CAMPO E VÁRIOS DEBATES, ONDE SERÁ POSSÍVEL DISCUTIRMOS A CONSOLIDAÇÃO DE UMA BIOECONOMIA PRÓSPERA, GOVERNANÇA E A PROJEÇÃO DOS GOVERNOS SUBNACIONAIS DENTRO DA NOVA ECONOMIA FLORESTAL.

E, EU COMO PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA 2025 DO GCF, COLOCO-ME À DISPOSIÇÃO, JUNTAMENTE COM MINHA EQUIPE PARA FORTALECERMOS NOSSAS RELAÇÕES, TROCANDO E SOMANDO NOSSAS PRÁTICAS AMBIENTAIS E SOCIAIS COM TODAS AS SENHORAS E SENHORES.

ASSIM COMO TODO BRASIL, ESPECIALMENTE A AMAZÔNIA, O ESTADO DO ACRE SE PREPARA PARA A COP 30, EM BELÉM, REAFIRMANDO NOSSA POSIÇÃO COMO REFERÊNCIA GLOBAL EM POLÍTICAS AMBIENTAIS E MUDANÇAS CLIMÁTICAS.

TEMOS GRANDES EXPECTATIVAS QUANTO A REALIZAÇÃO DESSE EVENTO GLOBAL, QUE ACONTECERÁ EM NOVEMBRO DESTE ANO, NO ESTADO DO PARÁ, AQUI NO BRASIL, POSSIBILITANDO AINDA MAIS UNIÃO E MOBILIZAÇÃO DAS AUTORIDADES BRASILEIRAS E INTERNACIONAIS, E ASSIM A GERAÇÃO DE CRÉDITOS DE ALTA INTEGRIDADE PARA NEGOCIAÇÕES QUE REAFIRMARÃO A RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DOS GOVERNOS SUBNACIONAIS QUE INTEGRAM O GCF, SUPERANDO ASSIM AS BARREIRAS DO FINANCIAMENTO CLIMÁTICO.
SEI QUE ESSES SERÃO DIAS EM QUE ESTAREMOS DIALOGANDO INTENSAMENTE SOBRE TODAS AS QUESTÕES QUE PERMEIAM A ATUAÇÃO DO GCF, POIS TODOS NÓS QUE AQUI ESTAMOS, AUTORIDADES GOVERNAMENTAIS, SECRETÁRIOS DE ESTADO, AUTORIDADES INTERNACIONAIS, ESPECIALISTAS, PESQUISADORES E DOADORES ENGAJADOS NA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL E NO ENFRENTAMENTO ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS, PRECISAMOS REAFIRMAR O COMPROMISSO DE PERMANECERMOS ATUANDO DE MANEIRA CORAJOSA E CONTÍNUA NA DISCUSSÃO DE ESTRATÉGIAS E DE COMBATE AO DESMATAMENTO E A ECONOMIA DE BAIXO CARBONO.

MAIS UMA VEZ, TEREMOS A OPORTUNIDADE DE AMPLIAR NOSSA COLABORAÇÃO POR UMA AMAZÔNIA, UM BRASIL E UM MUNDO MELHOR PARA TODAS AS GERAÇÕES QUE AQUI ESTÃO E AS QUE VIRÃO.

DESEJO A TODOS UMA EXCELENTE E PRODUTIVA REUNIÃO E QUE DEUS NOS ABENÇOE E NOS PROTEJA!

MUITO OBRIGADO!

Tiroteio deixa cinco feridos nas proximidades da Arena do Grêmio

Cinco homens ficaram feridos após serem baleados durante um tiroteio nas proximidades da Arena do Grêmio, em Porto Alegre, na noite desta terça-feira (20). O...

Israel prepara possível ataque às instalações nucleares do Irã, diz fonte

Os EUA obtiveram novas informações de inteligência sugerindo que Israel está se preparando para atacar instalações nucleares iranianas, mesmo com o governo Trump buscando...

São Paulo volta a vencer Náutico e avança às oitavas da Copa do Brasil

O São Paulo confirmou nesta terça-feira (20) sua vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil. Com autoridade, venceu o Náutico por 2...