O Botafogo, atual campeão da Libertadores, não tem tido vida fácil na competição. A equipe carioca divide o Grupo A com Universidad de Chile (CHI), Estudiantes (ARG) e Carabobo (VEN). Na campanha, o Glorioso ocupa a terceira colocação, com duas vitórias e duas derrotas.
Restam somente duas partidas para o fim da fase inicial. Nesta quarta-feira (14/5), o Glorioso enfrenta o Estudiantes, às 21h30, no Rio de Janeiro, para tentar reverter a má colocação do time na tabela.
Até a quinta rodada, a Universidad do Chile lidera o grupo, com 10 pontos, seguido do Estudiantes, com nove; Botafogo com seis e o Carabobo amarga a lanterna com somente um ponto.
Para se classificar, o Botafogo precisa pontuar contra o Estudiantes, nesta quinta (14/5), seja com empate – o que lhe garantiria um ponto – ou com a vitória para somar três. Se vencer, passa a ocupar a segunda colocação, que pertence ao adversário argentino. Caso somente empate, precisará vencer o último confronto, diante do líder e passa a depender de um tropeço do Estudiantes na última rodada.
Em caso de derrota nesta quarta, o time carioca estará matematicamente eliminado da Libertadores 2025.
Em 2024, a campanha do Botafogo também passou por altos e baixos. O Glorioso conquistou uma vaga após classificar-se na pré-fase da Libertadores. Na fase de grupos, teve duas derrotas nas rodadas iniciais e precisou se reerguer na competição, mas conseguiu se classificar na segunda colocação do grupo.
Fonte: Metrópoles