Ícone do site O SERINGAL

Virada Cultural de SP: saiba como será a edição de 20 anos do evento gratuito

A Virada Cultural de São Paulo, com 24 horas ininterruptas de programação gratuita, está completando duas décadas. A edição deste ano, que segue a premissa de transformar a cidade em um palco a céu aberto, promete ser ainda mais especial. Por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, a prefeitura já liberou vários detalhes do evento. Fique por dentro para se programar!

Com o tema “20 anos em 24 horas”, a edição de 2025 acontecerá nos dias 24 e 25 de maio – sábado e domingo, respectivamente -. Segundo a prefeitura, haverá 16 palcos espalhados por diversos bairros, além de cinco na região central. Consagrada como uma das maiores celebrações artísticas do país, a Virada Cultural é tomada por teatro, música, dança, saraus, artes visuais, circo, rodas de conversa, bailes populares, flash mobs e concertos.

Veja as fotos

Cantor Mumuzinho se apresentará na Virada Cultural 2025, evento gratuito em São PauloReprodução Instagram
Cantor João Gomes se apresentará na Virada Cultural 2025, evento gratuito em São PauloReprodução Instagram
Cantor MC Hariel se apresentará na Virada Cultural 2025, evento gratuito em São PauloReprodução Instagram
Cantor Michel Teló se apresentará na Virada Cultural 2025, evento gratuito em São PauloReprodução Instagram

Para oferecer ao público apresentações de tipos variados, a prefeitura recebeu propostas de artistas na plataforma “Porta de Entrada”. Após análise, os aprovados, que serão contratados, foram notificados em 28 de abril. De acordo com a organização do evento, será uma edição histórica, com programação inédita em abrangência, diversidade e ocupação territorial.

Espaços para a arte

Em todas as regiões da cidade de São Paulo, espaços públicos e privados serão ocupados com arte. Mais de 100 locais, incluindo edifícios históricos, teatros, centros culturais, bares e restaurantes, foram escolhidos para as apresentações culturais.

A zona sul da cidade contará com sete palcos, enquanto a zona leste terá cinco, a zona norte dois e a zona oeste um. Os cinco palcos do Centro ficarão na Sé, no Anhangabaú, na República, no Patriarca e no Arouche. Centros Educacionais Unificados (CEUs), unidades do Serviço Social do Comércio (Sesc), bibliotecas, casas de cultura e centros culturais também terão programações especiais. Masp, Itaú Cultural, Japan House, Centro Cultural Fiesp, Instituto Moreira Salles e Casa das Rosas, vale destacar, estão na lista.

Shows

Vários cantores já foram confirmados na programação da Virada Cultural 2025. Luísa Sonza, que se apresentou na edição de 2022 para mais de 120 mil pessoas, retorna com dois shows este ano. A gaúcha subirá no palco em São Miguel Paulista, zona leste da capital, em 24 de maio. No dia 25 ela estará na zona sul, no bairro Campo Limpo.

Outros nomes confirmados no evento gratuito, que é um dos maiores de cultura do hemisfério Sul, são Vanessa da Mata, Michel Teló, João Gomes, Mumuzinho, MC Hariel, Djonga, Maneva, Rincon Sapiência, Tom Carfi e Wanessa. A relação completa com os nomes dos artistas estará disponível em www.viradasp.com.br em breve.

Novo marco

Ao setor de comunicação da Prefeitura de São Paulo, Totó Parente, secretário municipal de Cultura e Economia Criativa, falou da importância do evento que completa duas décadas. “A Virada Cultural 2025 representa não apenas uma celebração ao que foi vivido nesses 20 anos, mas também é um novo marco para o futuro da política cultural da cidade. A atuação ampliada nos bairros, o engajamento de múltiplos setores por meio do diálogo e a valorização da arte em todas as suas formas colocam esta edição como uma das mais significativas”, destacou.

Para se ter uma ideia, em 2024, o evento contou com cerca de 600 atrações para mais de 4,5 milhões de pessoas. Além do impacto econômico de aproximadamente R$ 100 milhões, a Virada Cultural arrecadou dez toneladas de doações para vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.


Fonte: Portal LEODIAS

Sair da versão mobile