Xi Jinping faz crítica velada aos EUA em primeira fala depois de acordo

O líder chinês Xi Jinping fez críticas veladas, mas claras, às recentes políticas adotadas pela administração do presidente americano, Donald Trump, no seu primeiro pronunciamento público desde o anúncio do acordo comercial temporário entre Estados Unidos e China.

Falando na reunião de cúpula entre a Comunidade dos Estados Latino Americanos e Caribenhos (Celac) e a China, em Pequim, Xi disse que a “intimidação e hegemonismo só levam ao auto isolamento”, numa referência indireta à política comercial adotada por Trump com o aumento de tarifas de importação aplicados a quase todos os países.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva estava presente no mesmo encontro, e também fez críticas indiretas à questão.

Lula reconheceu desequilíbrios no comércio mundial, mas disse que a imposição de “tarifas arbitrárias” só agrava a situação.

Xi Jinping, no entanto, não fez nenhuma referência direta ao acordo com os Estados Unidos, que prevê a redução das tarifas entre os dois países por um período de 90 dias.

Segundo o acordo, os dois lados se comprometem a reduzir as tarifas em 115 pontos percentuais.

Com isso, as tarifas impostas pelos Estados Unidos aos produtos chineses cairão para 30% e os impostos aplicados por Pequim às mercadorias americanas ficarão em 10%.

Xi reafirmou a parceria comercial e estratégica entre a China e a América Latina.

“Diante da onda crescente do unilateralismo e do protecionismo, a China está pronta para juntar as mãos com seus parceiros da América Latina e Caribe”


Xi Jinping, presidente da China

O comércio entre a China e a América Latina ultrapassou US$ 500 bilhões pela primeira vez no ano passado, segundo anunciou o próprio XI.

O gigante asiático também é o maior parceiro comercial do Brasil e de boa parte dos membros da Celac.

Por fim, o líder chinês afirmou que o país vai derrubar a necessidade de vistos para cinco países da América Latina, mas não detalhou quais nações serão beneficiadas com a medida.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Xi Jinping faz crítica velada aos EUA em primeira fala depois de acordo no site CNN Brasil.

Rúben Neves viaja 4.100 km após jogo com Fluminense para funeral de Diogo Jota

Logo após a eliminação do Al-Hilal na Copa do Mundo de Clubes, onde perdeu para o Fluminense, o meio-campista Rúben Neves partiu diretamente para...

Gil do Vigor e Diego Hypolito se encontram no Arraiá da Pocah

Na noite da última sexta-feira, 4 de julho, aconteceu o Arraiá da Pocah, show especial que a cantora organizou para esta época do ano,...

Ana Castela rebate rumores sobre fim de carreira: “Preciso rever quem tá do meu lado”

A cantora Ana Castela rebateu neste sábado (5/7) os rumores de que estaria esperando alguns contratos terminarem para encerrar com a carreira de cantora....