Filha de secretário, acadêmica de Medicina da Ufac passa a responder criminalmente por chamar acreanos de “gente sebosa”

A 1ª Vara Criminal de Rio Branco aceitou a denúncia oferecida pelo Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) contra a estudante de Medicina Assúria Nascimento de Mesquita, de 20 anos, que chamou os acreanos de “gente sebosa” e que tem “asco dos acreanos”.  Assúria é filha do secretário de Ciência e Tecnologia, Assurbanipal Mesquita. O comentário na rede social da estudante repercutiu na imprensa nacional e viralizou negativamente para o pai, que pediu desculpas em nome da filha. Assúria também se desculpou.

O Ministério Público instaurou uma notícia-crime e requisitou inquérito policial para apurar postagens ofensivas contra acreanos. A estudante é natural do Acre e ingressou na Universidade Federal local (Ufac) graças a um benefício concedido a alunos egressos da escola pública.

As declarações, acentua o MP, feita em 9 de abril, são discriminatórias e xenofóbicas.

A estudante foi denunciada com base no artigo 20 da Lei nº 7.716/89, que define como crime praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.

A 1ª Vara Criminal da Comarca de Rio Branco recebeu a denúncia por entender evidenciadas, em princípio, a materialidade do crime, através dos documentos apresentados pelo MPAC.

Com isso, a estudante passa a responder criminalmente, seguindo-se agora as etapas do processo judicial.

Vocalista do Calcinha Preta anuncia saída da banda; leia pronunciamento

A cantora Silvânia Aquino, 52, uma das vocalistas da banda Calcinha Preta, anunciou desligamento do conjunto musical nesta segunda-feira (10), por meio de uma...

Planalto sobe tom contra Derrite e busca reverter projeto antifacção

O Palácio do Planalto subiu o tom contra o relator do projeto antifacção na Câmara dos Deputados, Guilherme Derrite (PP-SP), e busca reverter pontos...

Trump recorre à Suprema Corte em caso de abuso sexual contra escritora

O presidente americano, Donald Trump, solicitou nesta segunda-feira (10) à Suprema Corte dos EUA a revisão do processo civil de US$ 5 milhões que...