“A Viagem”: o que acontece no final da novela

A novela “A Viagem” foi um grande sucesso da Globo em 1994 e foi reprisada algumas vezes tanto na TV aberta quanto no Globoplay Novelas, antigo Viva. Atualmente no ar no Vale a Pena Ver de Novo, a trama de Ivani Ribeiro narra a história de amor de Diná Toledo (Christiane Torloni) e Otávio Jordão (Antonio Fagundes), que atravessou o tempo e continuou por várias reencarnações.

A história de 167 capítulos é baseada nos livros “E a Vida Continua…” (1968) e “Nosso Lar” (1944), de Chico Xavier, além de outras obras do espiritismo que também serviram de base para o enredo pós-morte da trama como “Evangelho Segundo o Espiritismo” e “O Livro dos Médiuns”, ambos de Allan Kardec.

Para começar a contar o que acontece com os personagens (ou dar spoilers), é preciso voltar ao penúltimo capítulo, quando é exibido um dos momentos mais esperados de “A Viagem”: a remissão de Alexandre (Guilherme Fontes). O personagem vilão a novela mostra os primeiros sintomas de uma regeneração depois que Tato (Felipe Martins) pede perdão ao irmão, Dudu (Daniel Ávila), por tudo de ruim que fez durante toda a trama. O espírito do vilão observa a cena e fica compadecido com a cena.

Alexandre confessa a Alberto (Cláudio Cavalcanti) que não quer mais voltar para o Umbral, que responde que o vilão foi tocado pelo amor. Diná aparece e vai com o irmão ao local sombrio. Espíritos de luz aparecem no Umbral para resgatar Diná, enquanto que Alexandre chora e diz que se arrependeu de tudo. Ele pede para sair daquele lugar sombrio.

O espírito André (Lafayette Galvão) leva o agora ex-vilão para o céu e ele se encontra com Otávio e Diná, que estão em um momento conturbado, distantes por conta do ciúme dela pela presença de Júlia (Rejane Goulart), primeira mulher de Otávio. O ex-advogado, inclusive, pede para reencarnar, mas é avisado que Alexandre fará isso. O irmão de Diná avisa a ela que também voltará à Terra, que fica desolada.

Júlia declara à personagem de Christiane Torloni que seu grande amor é Samuel (Arehy Júnior), o que deixa a ex-empresária surpresa e os dois seguem juntos pela eternidade. Com esta declaração, a irmã de Alexandre finalmente se convence que Otávio é seu amor eterno e os dois terminam juntos em uma viagem astral.

Téo (Maurício Mattar) se casa com Lisa (Andrea Beltrão) e os dois têm um filho, que é justamente a reencarnação de Alexandre. O pedido para voltar como filho deles foi do próprio ex-vilão, que foi informado que não se lembrará de nada de sua vida prévia. O casal passa a ser responsável legal da menina Paty, filha dele com Diná.

Andreza (Thaís de Campos) e Raul (Miguel Falabella) finalmente conseguem realizar o sonho de ter um filho, mas ele confessa a Alberto que é estéril e que a criança não pode ser filho dele. O médico sugere que ele adote o bebê como seu filho legítimo e ele aceita, mas tem ciúme com a aproximação do pai biológico, Tonho (Jorge Pontual), o funcionário da fazenda de Guiomar (Laura Cardoso). Ela, inclusive, volta a viver com o casal no Rio de Janeiro.

Glorinha (Denise del Vecchio) vira uma espécie de tutora de Tato e Dudu e continua morando na mansão dos Jordão. Ela e Okida (Carlos Takeshi) decidem ficar juntos. Agenor (John Herbert) e Fátima (Lolita Rodrigues) assumem o relacionamento. Cininha (Nair Bello) finalmente consegue conquistar o coração de Tibério (Ary Fontoura), que se declara para ela e eles se casam. Tato pede a mão de Bia (Fernanda Rodrigues) em casamento.

Carmem (Suzy Rêgo) assume namoro com Igor (Jayme Periard), doa metade das ações da locadora para Barbara, vivida por Chris Pitsch (relembre a história da morte da atriz), que fica muito feliz. O casal viaja para a ilha de Bali e ela engravida.

Dona Maroca (Yara Cortes), mãe de Diná, morre e é recebida pela filha e por Otávio. Ela não tem tempo de rever o filho no céu, pois ele já reencarnou.

Ismael (Jonas Bloch) finge que está com muita dor no hospital, faz todos os profissionais de refém com a ajuda da suposta avó do vilão (Ronaldo Ciambroni), que revela sua verdadeira identidade. O vilão foge com a ajuda do comparsa.

Adonay/Mascarado (Breno Moroni) fica sozinho e aparece em alguns flashes no fim da novela.

Relembre 5 fatos que tornaram a novela “A Viagem” inesquecível

 

Homem é preso ao manter ex-namorada grávida em cárcere privado em SP

Uma mulher grávida de oito meses foi sequestrada pelo ex-namorado e mantida em cárcere privado por dois dias em Itirapina, cidade localizada no interior...

Médica explica perigos do uso de canetas emagrecedoras sem acompanhamento

Novos concorrentes nacionais de medicamentos emagrecedores como Ozempic, Wegovy e Mounjaro chegam às farmácias brasileiras nesta segunda-feira (4). Em entrevista à CNN, a endocrinologista Deborah...

Vídeo: Vulcão na Rússia entra em erupção após 600 anos

O vulcão Krasheninnikov, localizado na região de Kamchatka, no extremo leste da Rússia, entrou em erupção pela primeira vez em 600 anos. Esse fenômeno pode...