Aliado de Putin diz que foco das negociações é garantir vitória da Rússia

A autoridade sênior de segurança da Rússia Dmitry Medvedev disse nesta terça-feira (3) que o objetivo de manter negociações de paz com a Ucrânia é garantir uma vitória rápida e completa da Rússia.

“As negociações de Istambul não são para chegar a uma paz de compromisso nos termos delirantes de outro, mas para garantir nossa vitória rápida e a destruição completa do regime neonazista”, afirmou o vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia no Telegram.

“É disso que trata o Memorando Russo publicado ontem”, complementou.

Medvedev estava se referindo a um conjunto de exigências russas apresentadas à Ucrânia em conversas em Istambul na segunda-feira.

Elas incluem a entrega de mais território, tornar-se um país neutro, aceitar limites para o tamanho do Exército ucraniano e realizar novas eleições parlamentares e presidenciais.

Nas negociações, que duraram apenas uma hora, os dois lados concordaram com uma nova troca de prisioneiros de guerra e uma troca de 12.000 soldados mortos, mas não com o cessar-fogo que a Ucrânia e seus aliados estão pressionando a Rússia a aceitar.

Medvedev acrescentou, em uma aparente resposta aos ataques da Ucrânia no fim de semana às bases de bombardeiros estratégicos russos, que Moscou se vingaria. “A retribuição é inevitável”, disse ele.

“Nosso Exército está avançando e continuará avançando. Tudo o que precisa ser explodido será explodido, e aqueles que precisam ser eliminados serão.”

Ataques cibernéticos sobem 30% no país pós tarifaço; empresa vê hacktivismo

O Brasil registrou uma alta de 30% de ataques cibernéticos originados nos Estados Unidos em meio ao tarifaço de Donald Trump, segundo levantamento da...

Entenda os cinco princípios do plano de Israel para o fim da guerra em Gaza

O gabinete de segurança de Israel adotou cinco princípios para encerrar a guerra em Gaza, incluindo o “controle de segurança israelense na Faixa de...

Avião da Azul faz pouso de emergência em Brasília após ameaça de bomba

Um voo comercial da Azul fez um pouso de emergência em Brasília, na noite desta quinta-feira (7), após uma ameaça de bomba. Segundo a Polícia...