Aluno de jiu-jitsu que ficou tetraplégico em aula receberá valor milionário

Um aluno iniciante de jiu-jitsu ficou tetraplégico após receber golpe de um instrutor faixa-preta, de apelido “Sinistro”. Jack Greener, de 30 anos, estava próximo de se formar na faculdade antes do ocorrido.

O incidente aconteceu em 2018, e Greener processou a academia Del Mar Jiu Jitsu, na Califórnia, local onde Francisco Iturralde aplicou o golpe catastrófico que esmagou suas vértebras cervicais. Em vídeo, é possível ver o momento da lesão. As imagens são fortes. 

No início desta semana, a Suprema Corte da Califórnia negou o pedido de apelação da academia, que foi condenada a pagar indenização de 56 milhões de dólares, cerca de R$ 315 milhões na cotação atual. Agora, o caso foi para o âmbito federal.

Rener Gracie, neto de Helio Gracie, lenda do jiu-jitsu, foi consultado como testemunha especializada. Em depoimento, ele explicou o tamanho do perigo do golpe aplicado pelo instrutor.

“O instrutor faixa-preta aplicou uma técnica que colocou todo o peso do seu corpo no pescoço de Greener, fazendo com que ele caísse instantaneamente mole e perdesse toda a função dos membros”, disse Gracie, em trecho revelado pelo New York Post.

Os advogados de Jack, que agora é palestrante motivacional para pessoas em situações semelhantes, comemoraram a decisão: “Uma vitória jurídica crítica não apenas para nosso cliente, mas também para atletas lesionados em toda a Califórnia, ao reafirmar que instrutores e instalações esportivas podem ser responsabilizados quando aumentam irracionalmente os riscos além daqueles inerentes ao esporte”.

Viagens da realeza britânica têm regras e item essencial na mala; entenda

Os integrantes da família real do Reino Unido sempre precisam viajar para realizar encontros e visitas diplomáticas com líderes mundiais. É claro, que sempre...

Polícia procura traficantes de Alagoas escondidos no RJ

O Disque Denúncia divulgou nesta segunda-feira (4) um cartaz com pedido de informações sobre dois homens apontados como lideranças do tráfico de drogas em...

Trump diz que indicará novo nome para cuidar de estatísticas de trabalho

Em declarações a repórteres antes de embarcar na aeronave Air Force One na cidade de Allentown, Pensilvânia, a caminho de Washington D.C., o presidente...