Aluno de jiu-jitsu que ficou tetraplégico em aula receberá valor milionário

Um aluno iniciante de jiu-jitsu ficou tetraplégico após receber golpe de um instrutor faixa-preta, de apelido “Sinistro”. Jack Greener, de 30 anos, estava próximo de se formar na faculdade antes do ocorrido.

O incidente aconteceu em 2018, e Greener processou a academia Del Mar Jiu Jitsu, na Califórnia, local onde Francisco Iturralde aplicou o golpe catastrófico que esmagou suas vértebras cervicais. Em vídeo, é possível ver o momento da lesão. As imagens são fortes. 

No início desta semana, a Suprema Corte da Califórnia negou o pedido de apelação da academia, que foi condenada a pagar indenização de 56 milhões de dólares, cerca de R$ 315 milhões na cotação atual. Agora, o caso foi para o âmbito federal.

Rener Gracie, neto de Helio Gracie, lenda do jiu-jitsu, foi consultado como testemunha especializada. Em depoimento, ele explicou o tamanho do perigo do golpe aplicado pelo instrutor.

“O instrutor faixa-preta aplicou uma técnica que colocou todo o peso do seu corpo no pescoço de Greener, fazendo com que ele caísse instantaneamente mole e perdesse toda a função dos membros”, disse Gracie, em trecho revelado pelo New York Post.

Os advogados de Jack, que agora é palestrante motivacional para pessoas em situações semelhantes, comemoraram a decisão: “Uma vitória jurídica crítica não apenas para nosso cliente, mas também para atletas lesionados em toda a Califórnia, ao reafirmar que instrutores e instalações esportivas podem ser responsabilizados quando aumentam irracionalmente os riscos além daqueles inerentes ao esporte”.

Gladson comemora sucesso de público e crê no maior volume de negócios em 50 anos de Expoacre

O governador do Acre, Gladson Camelí, reuniu a imprensa local, neste domingo, 3, para uma coletiva marcada por balanços e agradecimentos referentes à 50ª...

Estátua de chocolate do Mapinguari é quebrada e chocolate distribuído ao público no encerramento da Expoacre

O último dia da Expoacre foi marcado por um momento simbólico e bastante aguardado pelos visitantes, a quebra da estátua de chocolate do Mapinguari,...

Vídeo: PM acaba briga com spray de pimenta e golpes de cassetete, em Feijó

Vários cidadãos de Feijó (AC) questionam a ação de policiais militares, acusados por truculência durante uma briga em um dos quiosques da praia, neste...