Aneel mantém bandeira vermelha em julho e conta de luz terá taxa extra

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou, nesta sexta-feira (27/6), que a bandeira tarifária seguirá vermelha, no patamar 1, em julho. A taxa extra de R$ 4,46 será cobrada nas contas de energia elétrica a partir do 1º dia do próximo mês.

Ou seja, as contas de energia elétrica continuarão recebendo adicional de R$ 4,46 para cada 100 kWh consumidos.

Segundo a Aneel, a continuidade do cenário de afluências abaixo da média em todo o país reduz a geração de energia por hidrelétricas. “Esse quadro tende a elevar os custos de geração de energia, devido à necessidade de acionamento de fontes mais onerosas para geração, como as usinas termelétricas”, completa a agência.

Sistema de bandeiras tarifárias

  • Lançado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias é um mecanismo que indica aos consumidores, mensalmente, a situação da geração de energia no Brasil.
  • Para definir a bandeira tarifária vigente, a Aneel considera fatores, como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis e o acionamento de fontes de geração mais caras, como as termelétricas.
  • Anteriormente, as variações (para mais ou para menos) eram repassadas até um ano depois, no reajuste tarifário seguinte.

Em nota, a Aneel reforçou a importância da conscientização e do uso responsável da energia elétrica com o acionamento da bandeira vermelha patamar 1.

Leia também

Até abril deste ano, a bandeira tarifária estava verde, sem custo adicional para os consumidores. Em maio, a bandeira vigente passou para amarela — grau intermediário na estrutura tarifária (veja abaixo). Desde junho, ela é vermelha, no patamar 1.

Sistema de cores das bandeiras tarifárias - Metrópoles



Fonte: Metrópoles

Pentágono irá romper laços acadêmicos com a Universidade de Harvard

O chefe do Pentágono, Pete Hegseth, disse na sexta-feira (6) que o departamento está encerrando os programas de educação militar profissional, bolsas de estudo...

Buraco negro apresenta “indigestão”: entenda o que explica

Cientistas estão monitorando o comportamento de um buraco negro supermassivo que apresenta hábitos alimentares específicos desordenados. Usando principalmente radiotelescópios no Novo México e na África...

Cão Orelha: polícia pede apreensão de passaporte de adolescente suspeito

A PCSC (Polícia Civil de Santa Catarina) confirmou neste sábado (7) que solicitou à Justiça a apreensão do passaporte do adolescente apontado como principal...