Anitta vence batalha judicial por uso de coreografia: entenda o caso

Anitta saiu vitoriosa de um processo judicial que envolvia o uso de uma coreografia viral durante a divulgação do álbum Versions of Me, lançado em 2022. A decisão, da 7ª Vara Cível da Barra da Tijuca (RJ), isenta a cantora de pagar os R$ 150 mil solicitados por Poliana da Silva Ribeiro, promotora de vendas e autora da dança usada pela artista.

A informação foi divulgada nessa quinta-feira (26/6) pela coluna de Ancelmo Gois, no jornal O Globo. O caso teve início há mais de uma década, quando Poliana e cinco amigas publicaram um vídeo com a coreografia original nas redes sociais. Anos depois, Anitta teria reproduzido os mesmos passos durante ações promocionais do seu quinto álbum de estúdio.

3 imagensA cantora AnittaAnittaFechar modal.1 de 3

Anitta

Reprodução/Instagram2 de 3

A cantora Anitta

Mauricio Santana/Getty Images3 de 3

Anitta

Reprodução

Na ação, Poliana alegava que a cantora usou os movimentos sem autorização e sem créditos, pleiteando indenização por uso indevido de imagem, além de danos morais e materiais.

Leia também

No entanto, a juíza Tula Correa de Mello entendeu que os passos de dança foram amplamente replicados nas redes sociais, sem alterações nos movimentos.

A sentença também conclui que não é possível comprovar que o lucro comercial do álbum tenha relação direta com o uso da coreografia, já que Anita é uma artista mundialmente conhecida.



Fonte: Metrópoles

Pela primeira vez no US Open, João Fonseca estreia neste domingo

É dia de estreia brasileira no US Open. João Fonseca entra em quadra nesta segunda-feira (25/8) no Grand Slam, que acontece na cidade de...

Meia Maratona Metrópoles: sábado terá prova kids e retirada de kits

Chegou a hora de testar os seus limites na Meia Maratona Metrópoles. Após o sucesso do Metrópoles Endurance e do Cycling, agora é a...

Ancelotti convoca Seleção para últimos duelos das eliminatórias; veja

O técnico Carlo Ancelotti divulga nesta segunda-feira (22/8) os convocados para as duas últimas rodadas das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. A...