ANS define teto de 6,06% para reajuste de planos de saúde individuais

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) fixou em 6,06% o limite de reajuste anual que poderá ser aplicado aos planos de saúde individuais e familiares. A decisão foi anunciada nesta segunda-feira (23) e vale para o período entre maio de 2025 e abril de 2026.

O índice foi definido pela Diretoria de Normas e Habilitação dos Produtos da ANS, apreciado pelo Ministério da Fazenda e aprovado em reunião da Diretoria Colegiada da agência realizada nesta manhã.

O teto de 6,06% se aplica a cerca de 8,6 milhões de beneficiários, o equivalente a 16,4% dos 52 milhões de consumidores de planos de assistência médica no país.

A decisão será publicada no Diário Oficial da União. O reajuste poderá ser aplicado pela operadora a partir do mês de aniversário do contrato, ou seja, no mês em que foi firmado. Nos casos de contratos com aniversário em maio ou junho, a cobrança poderá ser iniciada em julho ou, no máximo, em agosto, com efeito retroativo até o mês de aniversário.

Para calcular o índice deste ano, a ANS utilizou a mesma metodologia adotada desde 2019, que leva em conta a variação das despesas assistenciais e o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), descontado o subitem “plano de saúde”.

Mercado de games no país é o que mais cresce, diz CEO da Brasil Game Show

Atriz de novo “Jogos Vorazes” leu o livro 3 vezes antes de gravar filme

As gravações de “Jogos Vorazes: Amanhecer na Colheita” já começaram, e a atriz Mckenna Grace (“Ghostbusters: Mais Além”), 19, revelou que sua ansiedade para...

Cobrado sobre impeachment de Moraes, Romário diz: “Não devo nada a ninguém”

O senador Romário (PL-RJ) reagiu às cobranças de personalidades da direita para sinalizar apoio à abertura de um processo de impeachment contra o ministro...

Tebet: EUA que não se enganem, pois nosso maior parceiro é a China

A ministra do Planejamento e Orçamento do Brasil, Simone Tebet, afirmou, nesta sexta-feira (8), que os EUA “não podem se enganar”, pois os maiores...