ANS define teto de 6,06% para reajuste de planos de saúde individuais

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) fixou em 6,06% o limite de reajuste anual que poderá ser aplicado aos planos de saúde individuais e familiares. A decisão foi anunciada nesta segunda-feira (23) e vale para o período entre maio de 2025 e abril de 2026.

O índice foi definido pela Diretoria de Normas e Habilitação dos Produtos da ANS, apreciado pelo Ministério da Fazenda e aprovado em reunião da Diretoria Colegiada da agência realizada nesta manhã.

O teto de 6,06% se aplica a cerca de 8,6 milhões de beneficiários, o equivalente a 16,4% dos 52 milhões de consumidores de planos de assistência médica no país.

A decisão será publicada no Diário Oficial da União. O reajuste poderá ser aplicado pela operadora a partir do mês de aniversário do contrato, ou seja, no mês em que foi firmado. Nos casos de contratos com aniversário em maio ou junho, a cobrança poderá ser iniciada em julho ou, no máximo, em agosto, com efeito retroativo até o mês de aniversário.

Para calcular o índice deste ano, a ANS utilizou a mesma metodologia adotada desde 2019, que leva em conta a variação das despesas assistenciais e o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), descontado o subitem “plano de saúde”.

Mercado de games no país é o que mais cresce, diz CEO da Brasil Game Show

Incerteza na economia global marca 2025 e vira fator “estrutural” para 2026

A palavra de 2025 para a economia foi: incerteza. As políticas de Donald Trump confundiram mercados e produziram choques no comércio e na política...

Caixa atrasa sorteio da Mega da Virada 2025 e fala em recorde de apostas

O sorteio da Mega da Virada de 2025, com prêmio de R$ 1 bilhão e que deveria ser realizado às 22h desta quarta-feira (31)...

Manuela Dias curte comentário sobre Taís Araújo “ficar de birra”; entenda

Um recente post de Manuela Dias chamou atenção por não mencionar a protagonista de sua novela, Taís Araújo. Em “Vale Tudo”, remake da autora,...