Anvisa proíbe três marcas de “café fake” após detectar toxina e impurezas

Após o Ministério da Agricultura classificar 3 marcas de “café fake”, produtos identificados como “pó para preparo de bebida sabor café”, como impróprias para o consumo, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a fabricação e a venda dessas marcas após detectar a presença de toxinas nos produtos: Melissa, Pingo Preto e Oficial.

Na resolução publicada pela Anvisa, ficam proibidas a comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e o uso desses produtos. Além disso, os lotes já distribuídos devem ser recolhidos. A decisão foi tomada porque os cafés foram considerados impróprios para o consumo, após a identificação da ocratoxina A.

Veja as fotos

Foto/G1
Anvisa proíbe 3 marcas de “cafés fakes”Foto/G1
Café - Foto: Reprodução/Internet
Café – Foto: Reprodução/Internet
Café - Foto: Reprodução/Internet
Café – Foto: Reprodução/Internet

Essa micotoxina é produzida por fungos que contaminam alimentos, especialmente cereais, mas também o café, e podem representar riscos à saúde humana. No Brasil, existe um limite máximo tolerável para a presença  nos produtos, e as marcas em questão ultrapassaram esse parâmetro, o que motivou a proibição da comercialização.

Além disso, a Anvisa informou que os rótulos dos produtos estavam com informações erradas. As embalagens diziam que os ingredientes eram “polpa de café” e “café torrado e moído”, que são comuns nesse tipo de produto. Mas, na verdade, os cafés tinham outras substâncias que não estavam na lista de ingredientes, como materiais estranhos.

Antes da determinação da Anvisa, o Ministério da Agricultura já havia identificado irregularidades nos cafés e anunciando que as marcas eram impróprias para consumo. Análises laboratoriais revelaram a presença dos materiais estranhos e também de impurezas, como pedras, areia, sementes, grãos de ervas daninhas, folhas e galhos.



Fonte: Portal LEODIAS

DF planeja reabertura gradual da Praça dos Três Poderes

O governo do Distrito Federal planeja uma reabertura gradual da praça dos Três Poderes, em Brasília (DF). O local foi cercado e é patrulhado...

Brasil x Itália: horário e onde assistir à final da Liga das Nações Feminina

A Seleção Brasileira de vôlei feminina enfrenta a Itália neste domingo (27), às 15h (de Brasília), na grande final da Liga das Nações. O confronto...

Manifestantes protestam contra Trump em meio a visita à Escócia

Centenas de manifestantes se reuniram em frente ao consulado dos Estados Unidos em Edimburgo neste sábado (26) para protestar contra a visita do presidente...