Anvisa proíbe três marcas de “café fake” após detectar toxina e impurezas

Após o Ministério da Agricultura classificar 3 marcas de “café fake”, produtos identificados como “pó para preparo de bebida sabor café”, como impróprias para o consumo, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a fabricação e a venda dessas marcas após detectar a presença de toxinas nos produtos: Melissa, Pingo Preto e Oficial.

Na resolução publicada pela Anvisa, ficam proibidas a comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e o uso desses produtos. Além disso, os lotes já distribuídos devem ser recolhidos. A decisão foi tomada porque os cafés foram considerados impróprios para o consumo, após a identificação da ocratoxina A.

Veja as fotos

Anvisa proíbe 3 marcas de “cafés fakes”Foto/G1
Café – Foto: Reprodução/Internet
Café – Foto: Reprodução/Internet

Essa micotoxina é produzida por fungos que contaminam alimentos, especialmente cereais, mas também o café, e podem representar riscos à saúde humana. No Brasil, existe um limite máximo tolerável para a presença  nos produtos, e as marcas em questão ultrapassaram esse parâmetro, o que motivou a proibição da comercialização.

Além disso, a Anvisa informou que os rótulos dos produtos estavam com informações erradas. As embalagens diziam que os ingredientes eram “polpa de café” e “café torrado e moído”, que são comuns nesse tipo de produto. Mas, na verdade, os cafés tinham outras substâncias que não estavam na lista de ingredientes, como materiais estranhos.

Antes da determinação da Anvisa, o Ministério da Agricultura já havia identificado irregularidades nos cafés e anunciando que as marcas eram impróprias para consumo. Análises laboratoriais revelaram a presença dos materiais estranhos e também de impurezas, como pedras, areia, sementes, grãos de ervas daninhas, folhas e galhos.


Fonte: Portal LEODIAS

O Grande Debate: Desfile de Carnaval é propaganda antecipada para Lula?

O comentarista José Eduardo Cardozo e o ex-deputado federal Alexis Fonteyne discutiram, nesta terça-feira (10), em O Grande Debate (de segunda a sexta-feira, às...

BBB 26: reação de Babu após eliminação de Sarah provoca discussão na casa

Na noite desta terça-feira (10), Sarah Andrade foi a eliminada do BBB 26 com 69,13% da média dos votos para sair. A veterana disputava...

Hytalo Santos: relator vota por soltura; julgamento é adiado

O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) iniciou nesta segunda-feira (10) o julgamento de um novo pedido de habeas corpus apresentado pela defesa do...
Sair da versão mobile