Após “road show”, edital do túnel Santos-Guarujá é republicado com ajustes

O governo de São Paulo republica, nesta segunda-feira (9), o edital de licitação do túnel imerso Santos–Guarujá.

O novo documento traz ajustes técnicos e operacionais no modelo de concessão, atendendo a demandas apresentadas por investidores no “road show” conduzido pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) na Europa, em abril.

O projeto, uma parceria público-privada (PPP) desenvolvida em conjunto pelo governo paulista com o Ministério de Portos e Aeroportos, terá concessão de 30 anos e prevê investimentos de R$ 6,8 bilhões.

O leilão está marcado para 5 de setembro, na sede da B3, em São Paulo. A entrega dos envelopes para a disputa deve ocorrer no dia 1º de setembro.

De acordo com a Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) da gestão Tarcísio, foram implementados ajustes como a atualização da data-base contratual para janeiro de 2025, a revisão de custos relevantes — como concreto, dragagem e paredes diafragma — e a reavaliação da distância média de transporte, agora considerada em 85 km.

O modelo passa a permitir lances em viva-voz tanto sobre a contraprestação pública quanto sobre o aporte público, estimulando maior competição e busca por propostas mais vantajosas ao poder público.

Outras mudanças incluem a criação da Conta Desapropriação, ajustes nos critérios de alocação de riscos — especialmente geológicos e de interferências — e a definição de soluções provisórias para o Cais Outeirinhos e o pátio ferroviário no Guarujá, que garantirão o funcionamento da infraestrutura portuária e logística durante a execução das obras.

Com 1,5 km de extensão — sendo 870 metros sob o canal do estuário —, o túnel Santos-Guarujá será o primeiro do tipo no Brasil, utilizando a técnica internacional de túnel imerso.

A infraestrutura contará com três faixas por sentido, sendo uma exclusiva para Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além de uma galeria destinada a pedestres e ciclistas.

Ataques cibernéticos sobem 30% no país pós tarifaço; empresa vê hacktivismo

O Brasil registrou uma alta de 30% de ataques cibernéticos originados nos Estados Unidos em meio ao tarifaço de Donald Trump, segundo levantamento da...

Entenda os cinco princípios do plano de Israel para o fim da guerra em Gaza

O gabinete de segurança de Israel adotou cinco princípios para encerrar a guerra em Gaza, incluindo o “controle de segurança israelense na Faixa de...

Avião da Azul faz pouso de emergência em Brasília após ameaça de bomba

Um voo comercial da Azul fez um pouso de emergência em Brasília, na noite desta quinta-feira (7), após uma ameaça de bomba. Segundo a Polícia...