Ataque russo deixa dezenas de mortos e 44 feridos em Kiev

Ondas de drones e mísseis russos atingiram distritos de Kiev, capital ucraniana, na manhã de terça-feira (17), deixando 14 mortos e 44 feridos, segundo o Ministério do Interior.

O ataque russo atingiu 27 locais na capital, danificando prédios residenciais, instituições de ensino e instalações de infraestrutura crítica, disse o Ministro do Interior, Ihor Klymenko.

“Hoje, o inimigo não poupou drones nem mísseis”, disse ele sobre o que chamou de um dos maiores ataques à cidade desde que a Rússia lançou a invasão em larga escala em fevereiro de 2022.

Testemunhas da Reuters disseram que drones sobrevoaram a capital e ouviram o que pareciam ser mísseis. Um alerta de ataque aéreo permaneceu em vigor mais de sete horas após ter sido emitido.

Outras partes do país também foram atacadas, incluindo uma região fora da capital, onde uma pessoa ficou ferida, e a região sul de Odessa, onde 13 pessoas ficaram feridas, conforme as autoridades locais.

Klymenko afirmou que um míssil balístico atingiu um prédio residencial de nove andares no distrito de Solomianskyi, em Kiev, destruindo parte dele. Ele afirmou que os serviços de emergência estavam correndo para procurar possíveis sobreviventes nos escombros.

O prefeito Vitali Klitschko disse que um cidadão americano de 62 anos morreu em uma residência em frente ao local onde médicos prestavam assistência durante o ataque. Ele disse que o homem morreu devido a ferimentos causados ​​por estilhaços.

Tanto a Ucrânia quanto a Rússia lançaram ataques com drones nas últimas semanas, após os dois lados realizarem duas sessões de negociações diretas sobre o fim da guerra de mais de três anos.

As negociações resultaram em acordos sobre a libertação de prisioneiros de guerra e a devolução dos corpos de soldados mortos, mas pouco mais que isso.

“Mais ataques de drones russos contra prédios residenciais em Kiev”, escreveu o chefe de gabinete do presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy, Andriy Yermak, no Telegram. “A Rússia continua sua guerra contra civis”, completou.

Unidades de defesa aérea russas interceptaram e destruíram 147 drones ucranianos sobre território russo, incluindo a região de Moscou, durante a noite, informou o Ministério da Defesa russo na terça-feira.

Quem será? MDB confirma Jéssica candidata a senadora e vice de Mailza Assis não virá do Juruá

O MDB terá a ex-deputada federal Jéssica Sales como candidata ao Senado na chapa com a vice-governadora Mailza Assis (União Progressista). Esta é a vontade...

Ele vai pra estadual: “em hipótese nenhuma”, diz Marcus Alexandre sobre ser candidato a vice-governador

O engenheiro Marcus Alexandre, de 53 anos, disse ao oseringal que "em hipótese nenhuma" será candidato a vice-governador. A declaração encerra as discussões sobre...

“Dezenove”, homicida condenado a mais de 73 anos, volta ao presídio do Acre

O homicida Matlison Malzone Caerto de Freitas, fugitivo do maior complexo penitenciário do Acre, foi preso no início da tarde desta sexta-feira, 29, em...