Ato da presidente vianista do TCE contra secretário tem motivação política e deve ser derrubada a qualquer momento

Setores do Governo do Acre entendem como movimento político a decisão da presidente do TCE, Dulce Benício, de afastar o secretário de Educação, Aberson Carvalho. A conselheira foi colocada no TCE pelo então governador Jorge Viana (PT), concorrente a uma vaga de senador nas eleições do próximo ano e apontado como ditador de regras que transformam a gestora da instituição como subalterna dela. Ali, outros dois conselheiros, Naluh Gouveia e Ronald Polanco, atenderiam aos mandos de Viana, que também enxertou várias diretorias do tribunal com indicações suas, inclusive a Comunicação Social. Uma reportagem denúncia foi publicada ontem com exclusividade por oseringal, dando detalhes da ingerência política do PT e de Jorge Viana na corte de contas (reveja abaixo).

Nunca na história político-administrativa a corte de contas agiu nesse sentido, no caso em questão motivado por um caso isolado.

Dulce foi procuradora jurídica de Rio Branco e assessora especial para assuntos jurídicos no gabinete do então governador Jorge Viana.

No Tribunal já ocupou os cargos de vice-presidente, diretora da Escola de Contas, ouvidora e corregedora.

O Estado estuda duas possibilidades: ou espera que a decisão de Dulce seja referendada – ou rejeitada – na sessão da próxima quinta-feira, pelos demais conselheiros do TCE, ou ingressa com uma ação imediatamente, ainda nesta terça-feira, pedindo a nulidade do ato.

Aberson Carvalho continua secretário de Educação e comemora índices positivos da Educação desde que Gladson Cameli assumiu o governo, em 2019. Os números do MEC assinalam que os investimentos no setor garantem aprovação acima do que era registrado nos governos de Tião Viana, Jorge Viana e Binho Marques (esse último governador por 4 anos e secretário de Educação).

O secretário de Governo, Luiz Calixto, opinou.

“Esta decisão abre precedentes fora do comum. Entendemos que houve uma espécie de poder geral de cautela, que fugiria à prerrogativa da conselheira. O secretário Aberson continua secretário e os advogados do governo atuam para derrubar esse ato que entendemos ser motivado por intenções políticas”, declarou Calixto.

 

Efeito Lamine Yamal: Marrocos e Espanha disputam joias do Real Madrid

As seleções espanhola e marroquina disputam duas joias do Real Madrid B, mais conhecido como Castilla. Rachad Fettal e Thiago Pitarch estão na pré-convocação...

Arsenal fecha com estrela e Gabriel Martinelli pode perder posição

O Arsenal fechou a contratação de Eberechi Eze, ídolo do Crystal Palace e decisivo no primeiro título do clube em 31 anos. Os Gunners...

CBF cobra rigor da Conmebol por confusão em Independiente x La U

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) se posicionou sobre a confusão ocorrida nessa quarta-feira (20/8), no estádio Libertadores de América, na Argentina, durante o...