Autoridade iraniana dada como morta por Israel participa de evento em Teerã

Um alto funcionário militar e político iraniano, que até então era considerado morto, compareceu a um funeral de Estado em Teerã, neste sábado (28), para as vítimas do conflito de 12 dias com Israel, segundo fotos publicadas pela mídia estatal iraniana.

Ali Shamkhani, assessor próximo do líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, foi dado como morto por Israel e pela mídia iraniana após os ataques israelenses contra o país em 13 de junho.

A imprensa do Irã noticiou posteriormente que Shamkhani ainda estava vivo, publicando uma mensagem para Khamenei que dizia: “Estou vivo e pronto para me sacrificar”.

Neste sábado (28), o assessor foi visto em fotos publicadas pela mídia estatal iraniana no funeral coletivo em Teerã, apoiado em uma bengala, ao lado de outros quatro homens.

Ele serviu anteriormente como o principal autoridade de segurança nacional do Irã e ocupou altos cargos no Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC) e no Ministério da Defesa.


Ali Shamkhani, principal assessor do líder supremo do Irã, Ali Khamenei • Reuters

Bem conhecido nos círculos de política externa em Washington e na Europa, Shamkani atuou recentemente como um dos principais conselheiros do Irã nas recentes negociações nucleares com os EUA, paralisadas após os ataques de Israel.

Nutrólogo conta como o estresse influencia no diagnóstico de diabetes

Durante muito tempo, a diabetes tipo 2 foi associada a pessoas mais velhas e ao acúmulo de hábitos não saudáveis ao longo da vida....

Incêndio atinge igreja histórica de Amsterdã durante o Ano novo

Um incêndio consumiu uma igreja histórica em Amsterdã durante a passagem de ano, informou a mídia local. Imagens gravadas por testemunhas oculares entre quarta-feira (31)...

Buffett deixa comando da Berkshire: veja lições do Oráculo de Omaha

Warren Buffett desempenhou muitos papéis ao longo dos anos: o Oráculo de Omaha, especialista em seleção de ações; um garoto- propaganda afável, apreciador de...