Autoridade iraniana dada como morta por Israel participa de evento em Teerã

Um alto funcionário militar e político iraniano, que até então era considerado morto, compareceu a um funeral de Estado em Teerã, neste sábado (28), para as vítimas do conflito de 12 dias com Israel, segundo fotos publicadas pela mídia estatal iraniana.

Ali Shamkhani, assessor próximo do líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, foi dado como morto por Israel e pela mídia iraniana após os ataques israelenses contra o país em 13 de junho.

A imprensa do Irã noticiou posteriormente que Shamkhani ainda estava vivo, publicando uma mensagem para Khamenei que dizia: “Estou vivo e pronto para me sacrificar”.

Neste sábado (28), o assessor foi visto em fotos publicadas pela mídia estatal iraniana no funeral coletivo em Teerã, apoiado em uma bengala, ao lado de outros quatro homens.

Ele serviu anteriormente como o principal autoridade de segurança nacional do Irã e ocupou altos cargos no Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC) e no Ministério da Defesa.


Ali Shamkhani, principal assessor do líder supremo do Irã, Ali Khamenei • Reuters

Bem conhecido nos círculos de política externa em Washington e na Europa, Shamkani atuou recentemente como um dos principais conselheiros do Irã nas recentes negociações nucleares com os EUA, paralisadas após os ataques de Israel.

Miley Cyrus divulga prévia de parceria com Fleetwood Mac

A cantora Miley Cyrus, 32, teria gravado uma canção com a banda de rock Fleetwood Mac. Uma prévia da faixa foi divulgada pelo pai...

Ronaldo se derrete por novo astro do Flamengo: “Vai fazer muita diferença”

Samuel Lino não foi convocado por Carlo Ancelotti para a Seleção Brasileira, mas está impressionando astros que já vestiram a Amarelinha. Um deles é...

Dado Dolabella posta indireta após polêmica com Luan Pereira

O ator Dado Dolabella, 45, publicou uma indireta nas redes sociais, nesta terça-feira (26), vista pelos internautas como uma indireta ao cantor Luan Pereira,...