Banho quente no inverno: especialista alerta os perigos para pele e cabelo

O inverno começa nesta sexta-feira (20/6), mas grande porcentagem da população brasileira já está tomando banho na água mais quente devido as baixas temperaturas do outono, que dificulta o uso da ducha fria nesta época do ano. Apesar de ser um alívio para o corpo, a alta temperatura pode causa malefícios para a pele e os cabelos. A reportagem do portal LeoDias entrevistou a dermatologista da Clínica Terra Cardial, Dra. Debora Terra Cardial, que explicou como é possível prevenir os possíveis problemas ocasionados pela água quente.

“O calor do banho é muito prejudicial, tanto para a saúde da nossa pele, quanto do nosso cabelo, das nossas unhas, porque ele acaba ressecando muito mais e quanto mais tempo que a gente fica no banho, se esfrega com sabonete e usa sabonetes mais agressivos, a gente tira toda a camada de proteção lipídica, que é a camada de gordura da pele, que ajuda a mantê-la hidratada”, iniciou a especialista.

Veja as fotos

Reprodução Shutterstock / Alto Astral
Reprodução Shutterstock / Alto Astral
Reprodução Filha da Franca
Reprodução Filha da Franca
Reprodução Folha Vitória
Reprodução Folha Vitória

Segundo ela, o calor muito quente, caindo no couro cabeludo, piora as doenças que costumam estar presentes no couro cabeludo e principalmente, a mais frequente, a dermatite seborreica (caspa). A consequência é o aparecimento de mais caspa e coceira.

Apesar dos possíveis danos, é possível prevenir de algumas maneiras, como reforçar a hidratação com cremes hidratantes que são específicos para a pele ressecada e sensível. Também é necessário investir nos produtos que costuma ajudar no ressecamento da pele, conforme orientado pela médica.

“Eu sempre indico tomar banho no mais morno possível, o mais rápido possível. Suspender as buchas, esponjas, tudo aquilo que esfrega a pele, que possa piorar o ressecamento e substituir o sabonete por sabonetes mais hidratantes, menos agressivos para a pele. Passar uma boa camada de hidratação com a pele meio úmida, dentro do box mesmo. Já deixa o hidratante dentro do box e passa no corpo todo. Isso costuma ajudar bastante no ressecamento da pele no inverno”, recomendou ela.

Já para o couro cabeludo, a dica da profissional de saúde é não deixar ele muito tempo na água quente. Preferir lavar dia sim, dia não, para não irritar. Secar bem com secador para não piorar ainda mais essa inflamação do couro cabeludo também é preciso.

Ao final da entrevista, a dermatologista alertou: “Pior parte é que a pele ressecada coça e faz machucado, abre fissuras e lesões na pele e tudo isso pode ir sendo agravado ao longo do tempo se a gente não tiver o cuidado adequado. A primeira coisa que eu sempre oriento é jogar fora essas buchas, esponjas, tudo isso que atrita a pele. Evitar esses sabonetes antissépticos no dia a dia. Eles são bons sim, mas com indicações bem específicas.”



Fonte: Portal LEODIAS

Governo cancela Carnaval popular e prioriza socorro às vítimas da cheia

O Governador do Acre cancelou de Carnaval que tradicionalmente ocorre na Gameleira, em Rio Branco, dado o cenário de emergência climática. A prioridade máxima em...

Deputado Gilberto Lira bate SW4 a 140 km/h na traseira de trator, na BR 364

O deputado estadual Gilberto Lira saiu ileso de um grave acidente, na BR 364, no início da noite desta quinta-feira, após deixar Sena Madureira...

Tragédia no trânsito: Motociclista morre após bater em meio fio na Amadeo Barbosa

Um grave acidente de trânsito na madrugada desta sexta-feira, 23, em Rio Branco, matou o pintor Paulo Henrique Soares Paiva, de 21 anos. O...