BC ainda discute ciclo de alta e patamar terminal da Selic, diz Galípolo

O presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, afirmou nesta segunda-feira (2) que ainda não há consenso entre os diretores da autoridade monetária sobre o fim do ciclo atual de alta da Selic, a taxa básica de juros do país.

“Estamos ainda discutindo o ciclo de alta, o que vamos tomar de decisão. A flexibilidade significa que nós estamos abertos a chegar na próxima reunião para tomar essa decisão sobre o que fazer”, disse Galípolo em evento do Centro de Debates de Políticas Públicas (CDPP).

O presidente da autarquia ressaltou que em nenhum momento o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC havia previamente determinado qual seria a taxa de juros terminal.

Hoje, a Selic está em 14,75% ao ano, o patamar mais elevado em quase 20 anos.

O presidente do BC reconheceu que a taxa está contracionista, mas afirmou que há margem novas altas e que os diretores ainda têm espaço para discutir se ela está restritiva o suficiente ou não.

“Podemos discutir se ela está contracionista o suficiente ou não, e por isso que a gente tem preservado a nossa flexibilidade, para poder consumir os dados e poder seguir nessa calibragem de qual é a taxa de juros terminal para a gente”, pontuou.

Devido às incertezas — tanto domésticas quanto internacionais — que têm tomado conta do cenário econômico, Galípolo defendeu o uso de um tripé pela autoridade monetária: reconhecer que o momento é incerto, comunicar-se com cautela e manter a flexibilidade para as decisões.

Desse modo, defendeu que o Copom mantenha uma comunicação mais branda, focando mais em explicar e observar o cenário do que cravar qual a perspectiva para ele.

“Hoje, a recomendação é para gente tentar não se amarrar e comprometer com um tipo de guidance, criar algum tipo de atalho para ganhar credibilidade pode ser muito custoso se tiver que rever essa trajetória. Vamos conquistar credibilidade a partir de ações e falas sendo coerentes e indo na direção da meta”, indicou a autoridade.

As três maneiras que o Banco Central tem para conter o dólar

Série D: Metrópoles transmite todos os jogos de volta das oitavas

O Metrópoles transmitirá pelo YouTube, ao vivo e com imagens, todos os jogos de volta das oitavas de final do Brasileirão Will Bank Série...

Mundial de Ginástica Rítmica terá disputas individuais nesta quinta

Depois de estrear com um bom desempenho no Mundial de Ginástica nesta quarta-feira (20/8), as ginastas Babi Domingos e Geovanna Santos voltam aos tablados...

Jogador do Distrito Federal projeta jogo decisivo na Conference League

Nesta quinta-feira (21/8), o Raków Czestochowa, da Polônia enfrenta o Arda Kardzhali, da Bulgária pelo primeiro jogo da última etapa das classificatórias da Conference...