Bolsonaro e outros réus têm até segunda (16) para apresentar pedidos ao STF

As defesas do ex-presidente Jair Bolsonaro, Mauro Cid e outros seis réus do núcleo 1 da ação penal que apura uma suposta trama golpista têm até esta segunda-feira (16) para apresentarem requerimentos e diligências complementares ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Os oito réus passaram por interrogatório na última semana. Agora, as defesas podem pedir novas investigações ou medidas consideradas necessárias. O prazo de cinco dias foi dado pelo ministro relator, Alexandre de Moraes, ao finalizar os depoimentos.

Após essa etapa, Moraes vai mandar intimar a acusação e a defesa para apresentarem suas alegações finais no prazo de 15 dias. Como há um colaborar por delação premiada, Mauro Cid, o prazo começa a contar pelas demais defesas após se ter a manifestação do delator.

Na sequência, com todas as manifestações, o relator da ação penal preparará o relatório (resumo do caso) e o voto (que defini a condenação ou absolvição dos réus). No entanto, não há prazo definido para o ministro concluir sua análise.

Os réus são considerados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) como o “núcleo crucial” e seriam os líderes da trama golpista.

Eles respondem por tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, participação em organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

Apenas Alexandre Ramagem responde por crimes anteriores à sua diplomação, após a Câmara dos Deputados sustar parte das acusações. A Primeira Turma do STF entendeu que ele deve responder por tentativa de golpe de Estado, participação em organização criminosa armada e abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

Hytalo Santos: influenciador enfrenta ação de cobrança de condomínio

O influenciador e empresário Hytalo Santos é alvo de diversas ações de execuções na Justiça movida por uma associação de moradores na Paraíba. Em...

Bruna Marquezine faz 30: veja vestidos usados pela aniversariante

A atriz Bruna Marquezine comemorou os 30 anos com uma badala festa no Rio de Janeiro na noite de sexta-feira (15). O evento reuniu...

Apex amplia ação nos EUA para apoiar empresas atingidas pelo tarifaço

Em entrevista exclusiva à TV Brasil, o presidente da Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), Jorge Viana, ressaltou empenho do governo...