Bolsonaro reutiliza slogan de Trump em ato contra STF: “Make Brazil Great Again”

Durante nova manifestação realizada na Avenida Paulista, neste domingo (29/6), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a mobilizar apoiadores e utilizou uma frase simbólica da política dos Estados Unidos. Ao ser instigado por um aliado a discursar em inglês, Bolsonaro respondeu com ironia,  “I don’t speak English” e emendou em seguida: “Make Brazil Great Again”, em referência direta ao bordão usado por Donald Trump em campanhas eleitorais.

O evento marca a sexta convocação pública do ex-presidente às ruas desde o fim de seu mandato, em dezembro de 2022. A manifestação teve como lema oficial “Justiça Já” e reuniu críticas contundentes ao Supremo Tribunal Federal (STF), que atualmente julga Bolsonaro pela suposta tentativa de golpe de Estado após o resultado das eleições de 2022.

Veja as fotos

Reprodução/YouTube
BolsonaroReprodução/YouTube
Reprodução: YouTube/Silas Malafaia
Ato pró-anistia na Paulista reuniu uma multidão; mesma manifestação acontecerá em Brasília nesta quarta-feira (7/5)Reprodução: YouTube/Silas Malafaia
Reprodução: Instagram
Jair Bolsonaro deve participar de ato pró-anistia, apesar das orientações médicasReprodução: Instagram
Reprodução: YouTube
Bolsonaro em ato na Avenida PaulistaReprodução: YouTube
Crédito: Miguel Schincariol/AFP
Jair Messias Bolsonaro, ex-presidente do BrasilCrédito: Miguel Schincariol/AFP

Discursos em apoio ao ex-presidente dominaram o carro de som. Um dos momentos mais destacados foi protagonizado pelo deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL), líder do partido na Câmara. Ele utilizou o espaço para prestar homenagens a aliados investigados ou condenados, entre eles a deputada Carla Zambelli (PL), que se encontra na Itália e é considerada foragida da Justiça brasileira.

“Quero aqui na Avenida Paulista homenagear aqueles que são perseguidos pelo Judiciário brasileiro. Homenagem a Daniel Silveira, Carla Zambelli e ao nosso general Braga Netto. Vamos dar aplauso a nossos guerreiros em nome de todos os perseguidos”, declarou Cavalcante ao microfone.

O deputado federal Gustavo Gayer (PL), outro nome recorrente nas manifestações bolsonaristas, também discursou em inglês ao público e pediu que Bolsonaro repetisse o gesto. 

A manifestação reuniu parlamentares aliados, apoiadores com bandeiras do Brasil e cartazes com críticas ao STF e à condução do processo que investiga a tentativa de ruptura institucional. Apesar do forte esquema de segurança e do clima de tensão política, o ato ocorreu sem registro de confrontos.

 



Fonte: Portal LEODIAS

Quaest: indicação de Zanin teve mais rejeição que a de Messias ao STF

A indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, ao STF (Supremo Tribunal Federal) registra menor nível de rejeição do que a nomeação do ministro...

Quaest: 51% discordam de dificultar impeachment de ministros; 33% concordam

A maioria dos brasileiros se posiciona contra a proposta que dificulta o impeachment de ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), segundo pesquisa Genial/Quaest. O levantamento...

Retrospectiva 2025: reorganização, IA e celular proibido nas escola

A educação nas escolas brasileiras passou por mudanças relevantes em 2025. O uso do celular foi proibido na sala de aula e no recreio,...