Botafogo agressivo, Fla pontual, Palmeiras quieto e Flu sonhando: as contratações pré-mundial

O Mundial de Clubes está na porta e os clubes brasileiros se movimentam para trazer reforços pontuais para a competição e para o restante da temporada. Flamengo, Fluminense, Botafogo e Palmeiras são os representantes brasileiros na competição e tem movimentado a janela de transferências extraordinária aberta apenas para a competição. As equipes têm até a próxima terça-feira (10/6) para confirmar as negociações e enviar a lista final de 35 inscritos para FIFA visando a disputa a competição. O Portal LeoDias fez um resumo de quais reforços podem estar pintando nas equipes.

Veja as fotos

Mundial de Clubes terá cobertura especial da Globo / Reprodução
Mundial de Clubes terá cobertura especial da Globo / Reprodução
Botafogo foi campeão da Libertadores e, 2024 e se classificou para o Intercontinental desse ano e para o Mundial de Clubes de 2025 (Luis Robayo/AFP)
Botafogo foi campeão da Libertadores e, 2024 e se classificou para o Intercontinental desse ano e para o Mundial de Clubes de 2025 (Luis Robayo/AFP)
Reprodução
Reprodução
O Flamengo ganhou a Libertadores em 2022 e se garantiu no Mundial de Clubes 2025 (REUTERS/Luisa Gonzalez)
O Flamengo ganhou a Libertadores em 2022 e se garantiu no Mundial de Clubes 2025 (REUTERS/Luisa Gonzalez)
Palmeiras ganhou a Libertadores em 2021 e foi o primeiro representante brasileiro confirmado no Mundial de Clubes 2025 (EITAN ABRAMOVICH/AFP)
Palmeiras ganhou a Libertadores em 2021 e foi o primeiro representante brasileiro confirmado no Mundial de Clubes 2025 (EITAN ABRAMOVICH/AFP)
Reprodução/FIFA
Reprodução/FIFA
Reprodução
Reprodução
Mundial de Clubes de 2025 (Divulgação)
Mundial de Clubes de 2025 (Divulgação)

Botafogo

Sem sombra de dúvidas, o Botafogo é a equipe mais “quente” no mercado neste momento. Tanto nas saídas como nas chegadas. O clube carioca, atual campeão da América e do Brasil, perdeu o trio Igor Jesus, Jair Cunha e Cuiabano para o Nottingham Forest, da Inglaterra (os três só deixam o clube após a disputa do Mundial de Clubes).

No entanto, a equipe não está economizando para trazer reforços para repor as saídas. O clube anunciou nesta quinta-feira (5/6) o zagueiro Kauã Pantaleão, que chega do Krasnodar, da Rússia, e já encaminhou as contratações do argentino Joaquín Correa, que vem sem custos da Inter de Milão, e o brasileiro Arthur Cabral, do Benfica, pela bagatela de 15 milhões de euros.

Outro reforço já anunciado é do meio-campista argentino Álvaro Montoro, de 18 anos, que chega do Vélez Sarsfield. O atacante sérvio Luka Jovic, do Milan, também negocia com o Glorioso e pode ser uma das estrelas da equipe para o mundial.

Fluminense

Como diz o samba da Mocidade Independente de Padre Miguel: “Sonhar não custa nada”. No entanto, os reforços que o Fluminense desejam talvez custem um pouco caro demais para os cofres do tricolor. A equipe carioca tentou a contratação de Neymar, que está em fim de contrato do Santos, e sondou Cristiano Ronaldo (sim, ele mesmo), que também está em fim de contrato no Al-Nassr, da Arábia Saudita. Ambos os jogadores não demonstraram interesse em defender a armadura tricolor. Outro nome que esteve em pauta foi o do voltante André, ídolo da equipe, que está no Wolverhampton, da Inglaterra, mas sequer chegou abrir negociações.

A equipe treinada por Renato Gaúcho está, atualmente, negociando com três jogadores, segundo o que revelou o presidente Mário Bittencourt em entrevista ao podcast Setor Sul, sem revelar nomes. Um destes é um zagueiro canhoto, para disputar posição com o argentino Juan Pablo Freytes.

No entanto, o presidente tricolor enfatizou que, mesmo existindo a possibilidade de trazer reforços para a competição, o Fluminense não pensa em trazer jogadores apenas para a competição mundial.

Flamengo 

Com um elenco robusto, o rubro-negro carioca tem atacado suas deficiências e busca apenas contratações pontuais para a disputa do Mundial de Clubes. O único nome certo até o momento é do volante Jorginho, que chega do Arsenal, da Inglaterra, que desembarcou no Rio de Janeiro para assinar com o Flamengo nesta sexta-feira (6/6).

Outro nome que surgiu foi o do meio-campista colombiano Jorge Carrascal, do Dínamo de Moscou, da Rússia. Segundo veículos de comunicação locais, a negociação está em estágio avançado, mas o clube corre contra o tempo para poder escrevê-lo na competição em tempo hábil.

Tirando estes dois reforços, o rubro-negro não deve trazer mais nenhum nome para seu plantel visando a disputa do Mundial de Clubes. Por outro lado, o Flamengo deve voltar ao mercado em julho, quando uma nova janela de transferências será aberta, para atacar mais deficiências em seu elenco.

Palmeiras

De todas as equipes brasileiras, o Palmeiras é a única que não tem buscado reforços para o Mundial de Clubes. Mas isso tem uma justificava: a equipe treinada por Abel Ferreira fez uma janela de transferências recorde no começo do ano e ainda busca o entrosamento com as peças que chegaram a equipe.

Só no ataque, o time presidido por Leila Pereira gastou incríveis 38 milhões de euros (quase R$ 243 milhões) em apenas dois jogadores: Vitor Roque e Paulinho. Mesmo assim, a dupla ainda não vingou no comando de ataque do alviverde.

Abel Ferreira entende que o momento não é para trazer mais reforços e sim para entrosar os jogadores que chegaram no começo do ano. Além dos atacantes já citados, o Palmeiras contratou outros cinco reforços: Facundo Torres (Orlando City-EUA); Emiliano Martínez (Midtjylland-DIN); Bruno Fuchs (Atlético-MG); Micael (Housto Dynamo-EUA); Lucas Evangelista (Red Bull Bragantino).

Mundial de Clubes começa semana que vem

No próximo dia 14 de junho, sábado, começa o Mundial de Clubes da FIFA, a primeira edição do torneio no modelo “Copa do Mundo”, com 32 equipes. Os times brasileiros são vistos como “azarões” na competição.

O Palmeiras está no grupo A, ao lado de Inter Miami (EUA), Porto (POR) e Al-Ahly (EGI). O alviverde estreia no dia 15, domingo, contra os portugueses às 19h no Metlife Stadium, em Nova Jérsei.

Já o Botafogo está no grupo B, e tem duas “pedreiras”: PSG (FRA), atual campeão da Champions, Atlético de Madrid (ESP) e Seattle Sounders (EUA). Os brasileiros vão a campo também no domingo, às 23h, no estádio Lumen Field, em Seattle.

O Flamengo é um dos integrantes do grupo D, ao lado de Chelsea (ING), Esperánce (TUN) e LAFC (EUA). Os cariocas estreiam no Lincoln Financial Field, na Filadélfia, na segunda-feira (16/6), às 22h contra os tunisianos.

O Fluminense, por fim, é o último brasileiro a entrar em campo. Membro do grupo F ao lado de Borussia Dortmund (ALE), Ulsan HD (COR) e Mamelodi Sundowns (AFS), o tricolor vai a campo na terça-feira (17/6), às 13h, no Metlife Stadium, em Nova Jérsei, contra os alemães.



Fonte: Portal LEODIAS

Eleição na Bolívia pode encerrar quase 20 anos de governos de esquerda

Mais de 7,5 milhões de bolivianos são esperados nas urnas neste domingo (17) para votar nas eleições presidenciais que podem tirar a esquerda do...

Atlético-MG x Grêmio: horário e onde assistir ao jogo do Brasileirão

Atlético-MG e Grêmio medem forças neste domingo (17), em partida válida pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A 2025. O confronto será realizado...

Chapecoense x Paysandu: horário e onde assistir ao jogo da Série B

Em busca de consolidar sua posição no G-4, a Chapecoense recebe o Paysandu neste domingo (17), às 16h (de Brasília), em partida válida pela...