Brasil tem a 2ª maior taxa de juro real no mundo após alta da Selic

O Brasil ocupa a segunda posição no ranking dos maiores juros reais do mundo, após a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de elevar a taxa Selic para 15%.

O levantamento foi realizado pelo MoneYou.

A taxa básica de juros real do Brasil é de 9,53%, atrás apenas da Turquia, com 14,44%. O levantamento leva em consideração 40 países das Américas, África, Ásia, Europa e Oceania.

Os juros reais são a diferença entre a taxa nominal e a inflação, e, mais do que a taxa bruta, é o número que de fato afeta a economia.

 

O cálculo considera tanto a inflação quanto os juros futuros, estimados pelo mercado para 12 meses à frente, já que a tendência futura dessas duas variáveis é o que realmente influencia no andamento da economia e nas decisões do BC para a Selic.

Para a taxa brasileira, a metodologia usou a inflação projetada para os próximos 12 meses pelo mercado e coletada pelo Boletim Focus, que é de 4,72%.

Também foi considerada a taxa de juros DI a mercado dos próximos 12 meses, aproximadamente, no vencimento mais líquido, em julho de 2026.

Brasil lidera vendas de veículos elétricos na América Latina

BBB 26: Juliano Floss chora e briga com Pedro por causa de Marina Sena

No BBB26, Juliano Floss se estressou com Pedro, após ver que o vendedor ambulante derrubou própolis no casaco do influenciador. A roupa, segundo Floss,...

Vasco recebe o Nova Iguaçu para se manter 100% no Campeonato Carioca

Depois de vencer no primeiro jogo do Campeonato Carioca, o Vasco busca manter-se com 100% de aproveitamento. O Cruzmaltino recebe neste domingo (18), às...

Datas para olhar o céu: desfile planetário, meteoro e eclipse no calendário

O ano promete ser especial para quem gosta de observar o céu. Ao longo dos próximos meses, será possível acompanhar chuvas de meteoros, eclipses,...