CagriSema: remédio para obesidade reduz casos de pré-diabetes em 93%

O CagriSema, novo remédio para emagrecimento que combina doses fixas de semaglutida (2,4 mg) e cagrilintida (2,4 mg), está em fase de testes e se mostrou eficaz também na prevenção da diabetes. No estudo Redefine 1, o medicamento reverteu 93% dos casos de pessoas que tinham pré-diabetes antes da utilização da injeção subcutânea semanal.

Leia também

Os resultados foram apresentados esse domingo (22/6) no congresso da Associação Americana de Diabetes (ADA, na sigla em inglês), que acontece em Chicago, nos Estados Unidos.

Segundo o endocrinologista João Salles, a possível utilização do remédio no controle da diabetes é animadora. “É muito importante. A gente precisa se atentar para o fato de a obesidade causar diabetes, mas também é bom saber que as medicações que auxiliam na perda de peso são importantes para reduzir os casos”, disse.

O estudo sobre a eficácia e segurança do medicamento teve duração de 68 semanas, cerca de 1 ano e meio. Ele contou com a participação de 3.417 pessoas com obesidade ou sobrepeso — com peso corporal médio inicial de 106,9 kg —, diagnosticadas com uma ou mais comorbidades.

Durante o estudo, os voluntários receberam ou o CagriSema, ou os compostos individuais de cagrilintida (2,4 mg) e de semaglutida (2,4 mg), ou um placebo para comparação.

Remédio pode reduzir mais de 30% do peso

Além do controle de casos de diabetes, a CagriSema também mostrou eficiência no propósito principal de emagrecimento. No estudo, a redução média de peso foi de 22,5%, mas 23% das pessoas submetidas ao medicamento perderam mais de 30% do peso. Além disso, 40% dos que receberam o CagriSema perderam 25% ou mais do peso corporal após o período da pesquisa.

Este é o primeiro medicamento para emagrecimento produzido pela Novo Nordisk que une dois compostos diferentes em um mesmo produto.

Os estudos continuarão sendo realizados, afirma Martin Holst Lange, vice-presidente executivo de Desenvolvimento da Novo Nordisk. “Com os insights obtidos no ensaio, planejamos explorar ainda mais o potencial adicional de perda de peso da CagriSema”.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Por que a diabetes aumenta o risco de doenças cardiovasculares?

A diabetes é uma condição crônica que afeta milhões de pessoas no Brasil e no mundo. A doença exige cuidados constantes com a alimentação,...

Saiba quais são os riscos para o cérebro de assistir vídeos acelerados

O hábito de acelerar vídeos em plataformas digitais se popularizou nos últimos anos como uma forma de consumir mais conteúdo em menos tempo. Recurso...

Leonardo Jardim destaca Cássio em classificação: “Grande profissional”

Nesta quinta-feira (7/8), o Cruzeiro venceu o CRB por 2 x 0 e se classificou para as quartas de final da Copa do Brasil....