Califórnia vai processar governo Trump por implantação da Guarda Nacional

O governador da Califórnia, Gavin Newsom, disse que o estado entrará com uma ação judicial contra o presidente Donald Trump pelo que ele descreveu como um envio “ilegal, imoral e inconstitucional” da Guarda Nacional para lidar com a agitação no estado.

Em entrevista à MSNBC, Newsom acusou o presidente de “colocar lenha na fogueira” da crise.

“Donald Trump criou as condições que você viu na TV hoje à noite”, disse ele a Jacob Soboroff, da MSNBC, no domingo (8).

“Ele exacerbou as condições… desde que anunciou que assumiria a Guarda Nacional. Vamos testar essa teoria com uma ação judicial amanhã”, concluiu.

O governador também criticou as alegações de Trump de restaurar a segurança por meio da Guarda Nacional. “Ele disse em um tweet que tudo agora está seguro”, afirmou Newsom.

“A Guarda nem havia sido enviada quando ele disse isso. Ele está simplesmente mentindo para as pessoas”, acrescentou.

Newsom disse que a ordem federal violou os protocolos estabelecidos que exigem coordenação com os governadores estaduais. “Eles nunca se coordenaram conosco”, disse ele.

O governador acrescentou que já trabalhou com a Guarda Nacional em logística, recuperação de incêndios e durante os protestos por George Floyd.

“Há um protocolo. Há um processo. Ele não se importou com isso. E o pior é que ele mentiu completamente”, disse o governador.

Nas redes sociais, Newsom repetiu seu apelo para que os manifestantes permaneçam pacíficos:

“Los Angeles: não mordam a isca de Trump. Trump quer o caos e instigou a violência. Aqueles que agredirem policiais ou causarem danos materiais correrão o risco de serem presos”.

FMU abre inscrições para programa de aprimoramento em medicina veterinária

A FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas) anunciou a abertura do processo seletivo para ingresso no programa de aprimoramento profissional em medicina veterinária. Os interessados têm...

Eldorado Brasil tem lucro líquido de R$ 458 milhões no 3º tri, alta de 16%

A Eldorado Brasil teve lucro líquido de R$ 458 milhões no terceiro trimestre, um crescimento de 16% sobre o desempenho de um ano antes,...

Fundos da BRM Carbyne e Fernando Cinelli passam a deter quase 5,5% da CVC

Três fundos geridos pela BRM Carbyne Gestão de Recursos e Fernando Cinelli passaram a deter o equivalente a quase 5,5% das ações da CVC...