Canadá convida Índia para G7, apesar da tensão entre os dois países

O primeiro-ministro canadense, Mark Carney, convidou Narendra Modi, premiê indiano, para a próxima cúpula do G7, grupo das sete mairoes economias mundiais, durante uma ligação telefônica na sexta-feira (6). Os dois países buscam reconstruir os laços após o esfriamento nas relações nos últimos dois anos.

Segundo um comunicado do gabinete de Carney, os líderes concordaram em manter contato e demonstraram expectativa de se encontrarem na cúpula do G7, que ocorrerá ainda este mês.

A Índia não é membro do G7, mas pode ser convidada como país observador para o encontro anual, que neste ano será realizado em Kananaskis, na província canadense de Alberta, de 15 a 17 de junho.

“Fiquei feliz em receber uma ligação do primeiro-ministro (Carney)… agradeci a ele pelo convite para a cúpula do G7”, escreveu Modi em uma postagem na rede X.

Modi também afirmou na postagem de sexta-feira que Índia e Canadá trabalharão juntas “com renovado vigor, guiadas pelo respeito mútuo e interesses comuns”.

Os laços bilaterais se deterioraram depois que o Canadá acusou a Índia de envolvimento no assassinato de um líder separatista Sikh e de tentar interferir em duas eleições recentes.

Em outubro de 2024, o Canadá expulsou vários diplomatas e funcionários consulares indianos após vinculá-los ao assassinato e alegar um esforço mais amplo para atingir dissidentes indianos no país.

Nova Délhi negou as acusações e respondeu com a expulsão de um número equivalente de diplomatas canadenses.

Série de Ângela Diniz traz ponto de vista de mulheres, explicam produtoras

A nova série sobre a socialite Ângela Diniz promete revisitar um dos casos mais emblemáticos da história criminal brasileira sob uma ótica completamente feminina. “Ângela...

Começa reunião entre Mauro Vieira e Marco Rubio sobre tarifaço

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, recebe o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, nesta quinta-feira (13), em Washington, para...

O que disseram moradores sobre violência policial na megaoperação no RJ

Um relatório entregue para Alexandre de Moraes, ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), elaborado pela ouvidoria da Defensoria Pública do Estado do Rio de...