Canadá diz que vai criar medidas tarifárias sobre aço e alumínio em breve

O Canadá adotará em breve medidas tarifárias para enfrentar os riscos associados ao persistente excesso de capacidade global e ao comércio injusto de aço e alumínio, disse o primeiro-ministro, Mark Carney, a jornalistas nesta quinta-feira (19).

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, dobrou este mês as tarifas sobre as importações de aço e alumínio para 50%. A medida pode prejudicar o Canadá, que é o maior vendedor de metais para os EUA.

Carney, afirmando que as tarifas estavam desestabilizando os mercados, disse que o Canadá estabelecerá novas cotas tarifárias de 100% dos níveis de 2024 sobre as importações de produtos siderúrgicos de parceiros de acordos de comércio não-livre “para estabilizar o mercado interno e evitar desvios comerciais prejudiciais”.

Carney disse na segunda-feira (16) que havia concordado com Trump que as duas nações deveriam tentar fechar um novo acordo econômico e de segurança dentro de 30 dias.

O Canadá ajustará suas contra-tarifas existentes sobre produtos de aço e alumínio dos EUA em 21 de julho para níveis consistentes com o progresso feito nas negociações, disse Carney, sem dar detalhes.

Moisés Alencastro: polícia não viu homofobia, mas respeita opinião contrária do Ministério Público; DETALHES

As investigações policiais em torno da trágica morte do colunista social Moisés Alencastro chegaram ao fim. E os investigadores não reconhecem a homofobia (crime...

O bebê que despertou no próprio velório: médica e enfermeira são indiciadas por negligência, no Acre

Uma médica e uma enfermeira foram indiciadas por terem declarado natimorto um bebê, na Maternidade Bárbara Heliodora, no final do ano passado. A criança...

Saiba por que a redução no preço da gasolina não é imediata no Acre

A nota abaixo do Sindepac traz um esclarecimento importante sobre como funciona a "engrenagem" dos preços dos combustíveis, especialmente para quem vive no Acre. Aqui...