Chá antioxidante reduz inflamações e previne doenças cardiovasculares

As cascas da uva roxa concentram compostos nutritivos e valiosos para a saúde, como polifenóis, fibras e minerais que contêm propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e protetoras celulares. Assim, o chá feito dessa parte da fruta é uma alternativa natural para reduzir inflamações e prevenir doenças cardiovasculares, como a hipertensão.

“O chá de casca de uva é rico em compostos bioativos. A melhor forma de prepará-lo é utilizando as cascas da fruta fresca ou seca, preferencialmente de cultivo orgânico, para evitar resíduos de agrotóxicos”, ensina o nutricionista Fernando Castro, que atende em Brasília.

Além de diminuir inflamações e prevenir doenças cardiovasculares, o consumo do chá também contribui para a melhora do perfil lipídico. A bebida reduz a oxidação do LDL (conhecido como colesterol ruim) e favorece a função endotelial, protegendo os vasos sanguíneos.

No entanto, especialistas ouvidos pelo Metrópoles alertam que para colher os benefícios do chá, as pessoas devem aliar o consumo da infusão a uma rotina alimentar equilibrada e a prática regular de exercícios físicos.

Leia também

Chá de casca de uva reduz inflamações e previne doenças do coração

Os polifenóis presentes na casca da uva, como o resveratrol, atuam diretamente contra os radicais livres e reduzem o estresse oxidativo, ajudando a prevenir doenças do coração, como a pressão alta e a aterosclerose.

Por possuir ação anti-inflamatória, a bebida também auxilia na prevenção de doenças crônicas como a diabetes, obesidade e até problemas neurológicos.

“O resveratrol, em especial, é amplamente estudado pelo impacto na saúde vascular, no controle do colesterol e no combate aos radicais livres. Na neuropsiquiatria, ele também se destaca como um modulador de estresse oxidativo e neuroinflamação, sendo um nutriente interessante em estratégias de suporte a condições como transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), autismo, ansiedade e depressão”, explica a nutricionista Carla de Castro, da Clínica Sallva, em Brasília.

Imagem colorida de uvas roxas - Metrópoles O chá deve ser feito com cascas de uva roxa

Como preparar chá de casca de uva

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de cascas frescas ou secas de uva;
  • 200 ml de água.

Modo de preparo:
Ferva 200 ml de água, desligue o fogo e adicione 1 colher de sopa das cascas frescas ou secas de uva roxa. Tampe e deixe em infusão por 5 a 10 minutos. Coe e consuma sem adoçantes.

Contraindicações da bebida

Embora tenha diversos benefícios, a bebida precisa ser consumida com cuidado em alguns casos. Gestantes, lactantes, pessoas alérgicas à uva ou pessoas que utilizam medicamentos anticoagulantes devem sempre procurar um profissional de saúde antes de incluí-la na dieta.

“É importante ressaltar que o chá de casca de uva não substitui tratamentos médicos, mas pode ser um excelente coadjuvante em uma dieta equilibrada, contribuindo para a promoção da saúde cardiovascular e o fortalecimento do sistema imunológico”, alerta Castro.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Saiba 5 dicas simples para deixar o sedentarismo de vez

O sedentarismo é responsável por uma parcela significativa de doenças, incluindo 6% das cardíacas coronárias, 7% dos casos de diabetes tipo 2 e 10%...

Brasileiro pesquisa mais sobre caneta emagrecedora que dieta no Google

Várias pessoas buscam receitas e planos alimentares para perder alguns quilos e ter uma vida mais saudável, mas com a popularidade das canetas emagrecedoras,...

Real Madrid entra na briga com gigantes por joia inglesa

O Real Madrid busca mais um reforço para a temporada 2025/26. O time espanhol tem interesse em Adam Wharton, meia de 21 anos do...