Colgate retira pasta de dente do mercado após centenas de queixas de alergia

A Colgate-Palmolive comunicou oficialmente a retirada do creme dental Colgate Total Prevenção Ativa Clean Mint de seu portfólio. A decisão acontece em meio a uma crescente onda de denúncias de consumidores sobre reações adversas, como ardência, feridas na boca e inflamações. Desde o início do ano, os casos passaram de 13 para mais de 1.200 notificações registradas pela Anvisa até maio.

A fórmula do Clean Mint foi alterada em julho de 2024, substituindo o fluoreto de sódio por fluoreto de estanho. Mas, a nova composição também incluía aromatizantes derivados de óleos essenciais e outros aditivos, apontados como potenciais causadores das reações relatadas.

Veja as fotos

Reprodução: Montagem/Portal LeoDias
Anvisa proíbe vendas de nova linha da Colgate, entendaReprodução: Montagem/Portal LeoDias
Reprodução: Instagram/Colgate Brasil
Segundo a empresa, a decisão da Anvisa não implica no pronto recolhimento do produto em farmácias e mercadosReprodução: Instagram/Colgate Brasil
Reprodução: X
Um dos usuários do X relata que sofreu com o uso da pastaReprodução: X

Em março, a Anvisa decidiu suspender temporariamente a venda do produto por 90 dias. A Colgate recorreu e conseguiu, inicialmente, manter a comercialização. Porém, diante do aumento das reclamações e da gravidade dos sintomas como dificuldades de fala, alimentação e até sofrimento emocional, a agência optou por restabelecer a proibição.

Entre os sintomas mais comuns relatados por usuários estão queimação bucal, dor, inflamação gengival, inchaço nos lábios e aftas recorrentes. Houve também registros de fissuras, sangramentos e desconfortos que exigiram intervenção médica e causaram prejuízos à rotina dos consumidores.

Apesar das queixas, a Colgate reforça que o produto passou por testes rigorosos e foi aprovado por órgãos reguladores internacionais. A empresa também afirma que segue investigando, em conjunto com a Anvisa, se o problema está nos aromatizantes, corantes ou em outro componente da nova fórmula.

A marca disponibilizou canais de atendimento para consumidores insatisfeitos, oferecendo a substituição do produto. Em nota oficial da companhia obtida pelo portal LeoDias em março, quando as reclamações estouraram, a Colgate Brasil reforçou o compromisso com a qualidade e segurança dos produtos. Além disso, reforçou a recomendação de interromper o uso imediatamente caso haja qualquer tipo de desconforto e procurar orientação odontológica.



Fonte: Portal LEODIAS

Megaoperação: quem são os criminosos mais procurados do Comando Vermelho

A Megaoperação tinha como objetivo principal combater a expansão territorial do Comando Vermelho (CV) e cumprir mandados de prisão contra integrantes e lideranças criminosas,...

O Grande Debate: Classificar PCC e CV como terroristas é solução?

Os comentaristas José Eduardo Cardozo e Caio Coppolla discutiram, nesta sexta-feira (31), em O Grande Debate (de segunda a sexta-feira, às 23h), se classificar...

Ticiane Pinheiro posta clique com esposa de William Bonner; veja

A apresentadora Ticiane Pinheiro, 49, mostrou os bastidores do “Jornal Nacional”, na noite desta sexta-feira (31), que marcou a chegada de César Tralli, 54,...