Composto natural presente em 3 alimentos protege o coração, diz estudo

Pesquisadores da Universidade Toho, no Japão, descobriram que o ácido ferúlico – um composto natural antioxidante presente em alimentos como arroz, café e espinafre – pode prevenir espasmos nas artérias do coração, que causam dores no peito e até ataques cardíacos. O estudo foi publicado em abril na revista científica Science Direct.

O ácido ferúlico já era conhecido por seus efeitos contra o envelhecimento e o estresse oxidativo. Agora, estudos recentes revelam como ele traz diversos benefícios que favorecem a saúde cardiovascular, reduzindo a inflamação do corpo, além de melhorar a pressão arterial e os níveis de colesterol.

Leia também

Por terem estrutura e comportamentos parecidos com os do coração humano, os cientistas utilizaram artérias coronárias de porcos. Eles expuseram os vasos sanguíneos a estímulos químicos que provocam contrações, simulando espasmos coronarianos, e usaram o ácido ferúlico para reduzir os movimentos.

O antioxidante natural atuou por duas vias distintas. Na primeira, ele bloqueou a entrada de cálcio nas células musculares por meio dos canais do tipo L, geralmente responsáveis pela contração das artérias.

Imagem colorida de prato com arroz e espinafre - Metrópoles Arroz e espinafre são alimentos ricos em ácido ferúlico

Já na segunda, mesmo sem a entrada de cálcio, o ácido ferúlico impediu o estreitamento das artérias ao inibir a ativação de uma proteína chamada cadeia leve de miosina, que é essencial para a contração muscular.

Em comparação com o diltiazem, um medicamento utilizado para tratar doenças do coração e relaxar os vasos sanguíneos, o ácido ferúlico demonstrou ser mais eficaz na inibição das contrações arteriais e surpreendeu os pesquisadores.

“Como o ácido ferúlico é de origem vegetal e considerado seguro, ele pode ter potencial como ingrediente alimentar saudável ou até mesmo como base para futuros medicamentos para o coração”, disse o pesquisador principal do estudo, Kento Yoshioka, em comunicado à imprensa.

Os pesquisadores sugerem que as descobertas sobre o composto natural podem complementar ou até substituir medicamentos em tratamentos contra doenças cardiovasculares futuramente.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Governo tem desafios estruturais para eleições de 2026, alerta AtlasIntel

O cenário político brasileiro apresenta desafios significativos para o governo em relação às eleições de 2026, com destaque para uma crescente erosão da base...

Relembre presidentes que já sofreram impeachment no futebol brasileiro

O Conselho Deliberativo do Corinthians definirá neste sábado (9) o futuro de Augusto Melo na presidência do clube. A partir das 9h (de Brasília), os...

Mega-Sena 2899: sorteio deste sábado (9) pode pagar R$ 9 milhões

A Caixa Econômica Federal realiza neste sábado (9) o concurso 2.890 da Mega-Sena. Sem vencedores no 2.898, a loteria acumulou o prêmio total e pode...