Congresso aprova criar novo cargo de liderança da oposição

O Congresso Nacional aprovou nesta terça-feira (17) o projeto sobre a criação da liderança da oposição. O cargo será alternado entre Câmara e Senado a cada dois anos.

A proposta foi apresentada pelo líder do PL no Senado, Carlos Portinho (PL-RJ). A intenção é que a nova função tenha as mesmas prerrogativas da liderança do governo.

A liderança da oposição já existe na Câmara e no Senado, mas no Congresso essa representação não existia.

O relator da proposta, senador Marcos Rogério (PL-RO), apresentou emendas para passar a troca no cargo a cada dois anos. O projeto original estabelecia a mudança de forma anual.

Pelo texto aprovado, o titular da vaga será indicado pelo “bloco parlamentar ou partido com maior número de representantes da oposição ao governo, de forma alternada, no Senado e na Câmara dos Deputados”.

Segundo Marco Rogério, o projeto teve o apoio de 84 deputados e 22 senadores. Ele afirmou que o projeto visa preencher uma “situação de desequilíbrio entre as forças políticas” no Congresso.

“O chefe do Poder Executivo pode indicar um congressista para ser seu líder no Congresso Nacional, podendo indicar até 18 vice-líderes. À oposição, no entanto, tal prerrogativa é negada, uma verdadeira derrogação ilícita e indesejável do princípio da paridade de armas”, afirmou o relator ao defender a mudança.

Ataques cibernéticos sobem 30% no país pós tarifaço; empresa vê hacktivismo

O Brasil registrou uma alta de 30% de ataques cibernéticos originados nos Estados Unidos em meio ao tarifaço de Donald Trump, segundo levantamento da...

Entenda os cinco princípios do plano de Israel para o fim da guerra em Gaza

O gabinete de segurança de Israel adotou cinco princípios para encerrar a guerra em Gaza, incluindo o “controle de segurança israelense na Faixa de...

Avião da Azul faz pouso de emergência em Brasília após ameaça de bomba

Um voo comercial da Azul fez um pouso de emergência em Brasília, na noite desta quinta-feira (7), após uma ameaça de bomba. Segundo a Polícia...