Conta de luz seguirá com cobrança extra em julho devido à bandeira vermelha

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou nesta sexta-feira (27/6) que a bandeira tarifária vermelha, no patamar 1, continuará valendo durante o mês de julho. Isso significa que os consumidores seguirão pagando um adicional de R$ 4,46 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos nas contas de luz, mesma cobrança aplicada em junho.

Segundo a ANEEL, a decisão se deve à permanência de um cenário climático desfavorável. As chuvas continuam abaixo da média em grande parte do país, o que reduz o volume de água nos reservatórios das hidrelétricas,  principal fonte de energia do Brasil. Com isso, é necessário acionar usinas termelétricas, que operam com custos mais altos e impactam diretamente no valor final da energia fornecida.

Veja as fotos

Governo Lula isenta conta de luz para milhoes de brasileiros com baixa renda
ANEEL
ANEELANEEL

O sistema de bandeiras tarifárias, criado em 2015, foi desenvolvido para tornar mais transparente ao consumidor o custo variável da geração de energia elétrica. A bandeira verde indica condições normais de geração e não gera cobrança adicional. Já as bandeiras amarela e vermelha representam momentos de maior custo, exigindo acréscimos nas tarifas cobradas mensalmente.

Além de refletir as condições do sistema elétrico, o modelo das bandeiras também funciona como um alerta de consumo. Com a informação clara na fatura, o consumidor pode adaptar hábitos e reduzir o uso de energia em períodos mais críticos, contribuindo para o equilíbrio do sistema e para a preservação dos recursos naturais.

Com a manutenção da bandeira vermelha em julho, a ANEEL reforça o chamado para o uso consciente da energia elétrica. Pequenas mudanças no dia a dia,  como desligar aparelhos que não estão em uso ou evitar o uso de equipamentos elétricos nos horários de pico,  podem ajudar a reduzir o impacto da cobrança extra na conta de luz.



Fonte: Portal LEODIAS

Como funciona o sistema de poder no Irã?

Os Estados Unidos estão considerando novos ataques militares contra a República Islâmica do Irã devido à repressão violenta de protestos antigovernamentais. A complexidade do sistema de governo do...

Quitéria Chagas sobre Carnaval: “O corpo fala e conta nossa história”

A uma semana do desfile oficial na Marquês de Sapucaí, o coração de Quitéria Chagas, 45, já bate no compasso do agogô de quatro...

Zelensky diz que EUA querem fim da guerra na Ucrânia até verão europeu

Os Estados Unidos querem que a Rússia e a Ucrânia encontrem uma solução para pôr fim à guerra antes do verão, disse o presidente...