COP30: Prefeito defende que mobilidade e acomodação são “pontos vencidos”

Durante um evento em São Paulo nesta quarta-feira (04), Igor Normando (MDB), prefeito de Belém, cidade que vai receber a COP30 em novembro, afirmou que mobilidade e acomodação para a Conferência “são dois pontos vencidos”.

“Estamos montando um grande plano de mobilidade no período da COP30. Inclusive, as escolas vão entrar de férias mais cedo para evitar um grande fluxo no período da Conferência. Belém já renovou 30% das frotas do transporte coletivo, 300 ônibus novos e climatizados que vão ser disponibilizados no período da COP. O governo do estado também vai disponibilizar 200 ônibus para esse período”, afirmou Normando.

Em relação às acomodações, o prefeito citou o Círio de Nazaré, evento religioso realizado há mais de 200 anos na cidade. “Belém é a capital onde acontece a maior procissão religiosa do mundo. Temos três milhões de pessoas nas ruas de Belém e nós conseguimos acomodar boa parte dessas pessoas. O número esperado para a COP30 é de 60 mil pessoas, bem menor do que esses três milhões. Nem todo mundo vai conseguir hotel cinco estrelas, mas vamos ter alojamentos e Airbnb”, declarou.

“Se falava muito de preço, os preços começaram a ir lá em cima, mas o poder público entrou no jogo e já está abaixo desses preços exorbitantes”, completou Igor Normando.

O prefeito ainda afirmou que o legado que Belém vai deixar para o país é de que é possível superar os desafios. “Eu estive em Baku e posso garantir que nós teremos uma COP melhor que Baku”.

Rubens Magno, ‍diretor-superintendente do Sebrae no Pará, também esteve presente no evento e falou sobre o Airbnb, site de aluguel por temporada. “Tínhamos 750 anfitriões em Belém. Hoje, temos mais de 17 mil Airbnb’s pela cidade”.

Segundo ele, 53 mil empreendedores paraenses de pequeno negócio estão capacitados para COP30, são mais de 17 mil empresas envolvidas. Um legado que Rubens Magno considera que vai perpetuar para além da COP: “Estamos preparando esses empreendedores para uma vocação real de turismo”.

As declarações ocorreram na AYA Earth Partners, durante evento sobre COP30, que contou com a presença do prefeito de Belém, Igor Normando, do secretário-executivo da COP30 em Belém, André Godinho, da princesa Xenia zu Hohenlohe, diretora de Iniciativa de Mercados Sustentáveis, do Ricardo de Assumpção, líder em sustentabilidade e ESG da EY América Latina e diretor de sustentabilidade, e do Rubens Magno, ‍diretor-superintendente do Sebrae no Pará.

Paulistão A2: São José domina XV de Piracicaba e chega a 4ª vitória

Pela 9ª rodada do Paulistão A2 Rivalo 2026, o São José venceu os donos da casa com tranquilidade Fonte: Metrópoles

João Fonseca perde para Tabilo e dá adeus ao ATP 250 de Buenos Aires

Em jogo equilibrado, brasileiro foi derrotado pelo chileno nesta quarta-feira (11/2) por 2 sets a 1 e deu adeus o sonho do bicampeonato Fonte: Metrópoles...

Pelo Paulistão A2, Grêmio Prudente e Monte Azul empatam sem gols

Sem vencer nas últimas cinco rodadas, Grêmio Prudente e Monte Azul empataram sem gols; o resultado mantem as equipes nas posições inferiores Fonte: Metrópoles
Sair da versão mobile